João Fonseca vence Thiago Monteiro e avança no Rio Open

0
47

Aos 19 anos, carioca supera experiente rival em sets diretos e garante vaga nas oitavas

No duelo de gerações do tênis brasileiro, a juventude levou a melhor. Na noite de terça-feira (17), o carioca João Fonseca, de 19 anos, derrotou o cearense Thiago Monteiro, de 31, por 2 sets a 0, na primeira rodada do torneio de simples do Rio Open. A partida foi disputada na Quadra Guga Kuerten, no Jockey Club Brasileiro, na Gávea, no Rio de Janeiro.

Atual número 38 do ranking da Associação dos Tenistas Profissionais, João entrou direto na chave principal e precisou de 1h34 para fechar o confronto com parciais de 7/6 (7-1) e 6/1. Thiago, hoje na 208ª posição — já foi 61º em 2022 e o brasileiro mais bem colocado entre 2018 e 2024 — fez jogo equilibrado no primeiro set, decidido no tie-break.

A parcial inicial teve 11 aces, sendo cinco de João, dois deles no desempate, fundamentais para a vitória por 7 a 1 no tie-break. No segundo set, o jovem conseguiu duas quebras de saque, uma logo no começo, e dominou as ações para fechar em 6/1, em menos de 40 minutos.

Foi o primeiro triunfo de João em simples na temporada, após eliminações precoces no Aberto da Austrália e no ATP 500 de Buenos Aires. O Rio Open também é um torneio de nível 500, abaixo apenas dos Masters 1000 e dos Grand Slams (Aberto da Austrália, Roland Garros, Wimbledon e US Open) em importância no circuito.

Nas oitavas de final, João enfrentará o peruano Ignacio Buse, 91º do ranking, que eliminou o paulista Igor Marcondes na rodada anterior. Data e horário do confronto ainda serão confirmados pela organização.

Além da chave de simples, João disputa as duplas ao lado do mineiro Marcelo Melo, atual número 55 do ranking de duplistas da ATP. Nas quartas de final, a dupla brasileira enfrentará os argentinos Andrés Molteni e Máximo González, em partida ainda a ser programada.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here