Ítalo Ferreira, Miguel Pupo e Yago Dora avançam às quartas de final da etapa de Abu Dhabi da WSL

0
209

Brasil avança com Ítalo Ferreira, Miguel Pupo e Yago Dora às quartas da etapa de Abu Dhabi da WSL

Neste sábado (15), os brasileiros Ítalo Ferreira, Miguel Pupo e Yago Dora se classificaram para as quartas de final da segunda etapa da Liga Mundial de Surfe (WSL), disputada em uma piscina de ondas artificiais em Abu Dhabi, Emirados Árabes Unidos. Eles venceram suas respectivas baterias e serão os únicos representantes do Brasil na fase final do evento, que começa à 0h (horário de Brasília) de domingo (16).

O dia também foi marcado pela eliminação do bicampeão mundial Filipe Toledo, que foi derrotado pelo japonês Kanoa Igarashi. Toledo teve um incidente ao surfar a segunda onda de direita, quando se chocou com um fotógrafo dentro d’água, o que o deixou transtornado e acabou comprometendo sua performance. Outros brasileiros, Deivid “DVD” Silva e Matheus Herdy, também não avançaram.

O paulista Miguel Pupo foi o primeiro a garantir sua vaga nas quartas, após avançar da repescagem e eliminar o sul-africano Jordy Smith. Pupo somou 13,24 pontos, destacando-se com uma onda de esquerda (nota 7,17) e outra de direita (6,17). Smith, por sua vez, somou apenas 11,50 pontos.

Em uma disputa 100% brasileira, Ítalo Ferreira, primeiro campeão olímpico de surfe, superou Matheus Herdy. Ferreira obteve 15,17 pontos, destacando-se com uma manobra aérea que lhe garantiu nota 8,5, enquanto Herdy somou 12,60 pontos. Na última bateria do dia, Yago Dora venceu o australiano Joel Vaughan. Dora brilhou nas esquerdas, alcançando uma nota 7,77 com um aéreo, totalizando 13,67 pontos contra 12,67 de Vaughan.

A classificação para as quartas de final ficou definida da seguinte forma:

  • Bateria 1: Ethan Ewing (Austrália) x Miguel Pupo
  • Bateria 2: Jackson Bunch (Havaí) x Rio Waida (Indonésia)
  • Bateria 3: Ítalo Ferreira x Kanoa Igarashi (Japão)
  • Bateria 4: Jack Robinson (Austrália) x Yago Dora

Disputa feminina

O primeiro dia do torneio feminino, com 18 surfistas em Abu Dhabi, não foi positivo para as brasileiras Tatiana Weston-Webb e Luana Silva. Ambas não conseguiram avançar diretamente às quartas de final e foram para a repescagem, mas também não conseguiram se classificar no round decisivo.

Tatiana Weston-Webb, vice-campeã olímpica em Paris, somou 12,74 pontos com notas de 6,47 em uma onda de direita e 6,27 em uma esquerda, terminando em quinto lugar na repescagem. Já Luana Silva, campeã mundial júnior (Sub-20), ficou na 10ª posição, com 5,17 pontos. A norte-americana Sawyer Lindblad liderou a repescagem, somando 7,00 pontos, seguida pela francesa Vahine Fierro com 6,70 pontos.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here