Cerca de 9 milhões de pessoas começaram a ser notificadas na terça
A partir desta quarta-feira (14), aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) podem solicitar a devolução de valores descontados indevidamente nos últimos anos. O pedido pode ser feito pelo aplicativo Meu INSS, pelo site oficial ou pela central telefônica 135.
O serviço “Consultar Descontos de Entidades Associativas”, disponível no aplicativo Meu INSS, permite identificar a entidade à qual o beneficiário está vinculado. Na última terça-feira (13), cerca de 9 milhões de segurados começaram a ser notificados sobre descontos realizados por associações. Caso o segurado identifique valores cobrados sem autorização, poderá solicitar o reembolso pelos mesmos canais digitais ou telefônicos.
Devido ao grande volume de acessos, o aplicativo pode apresentar instabilidades. Segundo o INSS, a Dataprev, responsável pela tecnologia do sistema, está monitorando a situação para garantir o funcionamento adequado da plataforma.
Para quem não utiliza meios eletrônicos, o governo negocia com os Correios a disponibilização das 8,5 mil agências para atendimento presencial.
O acesso às notificações exige o download gratuito do aplicativo Meu INSS, disponível para Android e iOS. Após instalar o app, o usuário deve criar uma conta com login e senha utilizando o CPF. Essa mesma senha serve para outros serviços públicos unificados no sistema Gov.br. Também é possível acessar o serviço pelo internet banking de bancos credenciados, por meio da opção “Entrar com seu banco”.
Com o acesso configurado, o usuário deve clicar no ícone de sino no topo direito da tela, acessar “Configurar Notificações” e selecionar “Permitir notificações”.
As mensagens enviadas pelo INSS variam conforme a situação do beneficiário. Aqueles com descontos recebem a notificação a partir desta quarta-feira. Já os que não tiveram valores retidos foram informados na semana passada com a mensagem: “fique tranquilo, nenhum desconto foi feito em seu benefício. O governo federal descobriu a fraude dos descontos associativos não autorizados e seguirá trabalhando para proteger você e seu benefício”.
O INSS alerta para golpes e reforça que o contato oficial será feito apenas por notificações no aplicativo Meu INSS, sem ligações telefônicas ou mensagens por SMS.
Em caso de dúvidas ou dificuldades, o atendimento está disponível pelo número 135, de segunda a sábado, das 7h às 22h. Para evitar longas esperas, o instituto recomenda ligar após as 16h ou aos sábados. As informações seguras estão disponíveis nos canais oficiais do INSS, como o site gov.br/inss e nas redes sociais do órgão.
