Inscritos no Enem 2024 podem solicitar reaplicação das provas

0
109

Reaplicação pode ser solicitada até 23h59 de sexta-feira

A partir desta segunda-feira (11) até as 23h59 de sexta-feira (15), os participantes do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2024 que não puderam comparecer a um ou ambos os dias de prova devido a problemas logísticos ou doenças especificadas no edital podem solicitar a reaplicação. Os novos exames estão previstos para os dias 10 e 11 de dezembro, exclusivamente para os candidatos cujos pedidos forem aprovados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), organizador do Enem. Vale lembrar que essa será a única oportunidade de reaplicação em 2024.

Como Solicitar a Reaplicação

Os candidatos devem solicitar a reaplicação apenas para o dia em que faltaram, com a devida justificativa. Esse pedido deve ser feito na página do participante do Inep, de 11 a 15 de novembro. Para comprovar a ausência, o inscrito deve enviar um documento legível, em português, que justifique a razão da falta. A análise do pedido será feita individualmente pelo Inep após o envio da documentação.

Em casos de ausência por problemas de saúde, é necessário anexar um atestado médico com assinatura, identificação do profissional e registro no Conselho Regional de Medicina (CRM), além do código da Classificação Internacional de Doença (CID 10) de uma das doenças listadas no edital. É importante destacar que, após o envio dos documentos, as informações não poderão ser alteradas. A aprovação ou não do pedido de reaplicação será consultada na página do participante.

Motivos para Solicitação

A reaplicação pode ser solicitada por razões de saúde, caso o candidato tenha sido impedido de comparecer por estar infectado com uma das seguintes doenças: tuberculose, coqueluche, difteria, doença invasiva por Haemophilus influenzae, doenças meningocócicas e outras meningites, varíola, varíola dos macacos, influenza humana A e B, poliomielite, sarampo, rubéola, varicela e covid-19.

Também são considerados motivos de reaplicação problemas logísticos como desastres naturais, problemas na infraestrutura do local de prova, falta de energia elétrica que prejudique a visibilidade do exame, ou falhas de execução que causem prejuízo comprovado ao participante. Os pedidos relacionados a problemas logísticos serão avaliados de acordo com as ocorrências registradas em cada município, com base em informações da defesa civil local.

Situações de Exclusão

Quem faltou ao exame por razões que não estão no edital do Enem 2024 não terá direito à reaplicação. O participante que alegou indisposição ou problemas de saúde durante a prova e não concluiu o exame ou deixou a sala de forma definitiva também não poderá solicitar a reaplicação.

Como Será a Reaplicação

A reaplicação contará com as 180 questões objetivas distribuídas em quatro áreas (Linguagens, Ciências Humanas, Ciências da Natureza e Matemática), em dois dias consecutivos, 10 e 11 de dezembro. Embora o formato se mantenha o mesmo da prova regular, os conteúdos e o tema da redação serão diferentes, para assegurar a equidade entre os participantes.

A reaplicação não contará com os recursos de acessibilidade de videoprova em Língua Brasileira de Sinais (Libras) ou leitor de tela, mas haverá intérprete de Libras e auxílio para leitura. Informações sobre a aprovação do pedido, o local e os horários da prova estarão disponíveis na página do participante.

Resultado

Os resultados das provas de reaplicação serão divulgados juntamente com os das provas regulares, em 13 de janeiro de 2025.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here