Prova para médicos formados no exterior serão aplicadas em 23 de março
As inscrições para a primeira etapa do Exame Nacional de Revalidação de Diplomas Médicos Expedidos por Instituições de Educação Superior Estrangeiras (Revalida) de 2025 começam na próxima segunda-feira (27). O prazo vai até as 23h59 do dia 31 de janeiro, no horário de Brasília.
O edital da edição 2025/1 do Revalida foi publicado nesta semana pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), órgão vinculado ao Ministério da Educação.
Os interessados devem realizar a inscrição online, por meio do Sistema Revalida, e pagar a taxa de R$ 410. O pagamento deve ser feito via Guia de Recolhimento da União (GRU Cobrança) até o dia 5 de fevereiro, em agências bancárias ou casas lotéricas.
Atendimentos especializados e nome social
Durante o período de inscrição, candidatos que necessitarem de atendimento especializado deverão apresentar, pelo Sistema Revalida, documentação que comprove a necessidade. O laudo deve conter informações como o diagnóstico com a descrição da condição, o código correspondente à Classificação Internacional de Doenças (CID-10) e a assinatura do profissional responsável, incluindo registro no Conselho Regional de Medicina (CRM) ou equivalente.
Candidatos que desejarem ser tratados por nome social também devem fazer a solicitação no momento da inscrição, conforme sua identidade de gênero.
Calendário do exame
O cartão de confirmação de inscrição estará disponível em 10 de março, com informações como o endereço do local de prova, data e horários do exame.
As provas da primeira etapa serão aplicadas em 23 de março, nos dois turnos, nas cidades de Belo Horizonte, Brasília, Campo Grande, Curitiba, Porto Alegre, Porto Velho, Recife, Rio Branco, Rio de Janeiro, Salvador e São Paulo.
O período para envio da documentação de comprovação de conclusão do curso de medicina no exterior será de 24 a 29 de março. Esse envio é obrigatório para participantes que ainda não tiveram os documentos homologados em edições anteriores do exame.
Os gabaritos preliminares serão divulgados em 26 de março, e a fase de recursos da primeira etapa também começa nessa data. O resultado final da etapa teórica será divulgado em 3 de junho.
Sobre o Revalida
Criado em 2011, o Revalida é aplicado pelo Inep e destinado a médicos estrangeiros e brasileiros formados fora do país que desejam exercer a profissão no Brasil. O exame é dividido em duas etapas: teórica e prática.
A prova abrange cinco grandes áreas da medicina – clínica médica, cirurgia, ginecologia e obstetrícia, pediatria, e medicina da família e comunidade. As questões têm como referência o atendimento em contextos variados, como atenção primária, ambulatorial, hospitalar e emergencial, conforme as Diretrizes Curriculares Nacionais e a legislação profissional brasileira.
A revalidação dos diplomas é de responsabilidade de instituições públicas de ensino superior que aderem ao exame.