Mato Grosso oferta 1.546 vagas para interessados em cursar ensino superior em instituições privadas
Estão abertas, até o dia 18 de julho, as inscrições para o processo seletivo do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) referente ao segundo semestre de 2025. O programa oferece financiamento para estudantes que desejam cursar o ensino superior em instituições privadas. A inscrição é gratuita e deve ser feita pelo site oficial do Fies.
Para participar, é necessário ter realizado o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) a partir de 2010, com média igual ou superior a 450 pontos nas provas e nota diferente de zero na redação. Além disso, o candidato deve possuir renda familiar bruta mensal de até três salários mínimos por pessoa.
Nesta edição, estão sendo ofertadas 74.500 vagas em todo o Brasil, distribuídas entre 18.419 cursos em 1.215 instituições de ensino. Em Mato Grosso, são 1.546 vagas disponíveis. Para consultar a oferta, basta acessar o site do Fies, selecionar “Consultar oferta de vagas” e filtrar por estado, município, curso ou instituição.
Segundo o secretário estadual de Educação, Alan Porto, a Seduc incentiva os alunos da rede pública a aproveitarem todas as oportunidades de acesso ao ensino superior. “A universidade precisa ser uma possibilidade para todos. O Fies é uma alternativa importante para quem deseja transformar sonhos em realidade por meio da educação”, afirmou.
O programa também conta com a modalidade Fies Social, que reserva 50% das vagas para candidatos com renda familiar de até meio salário mínimo por pessoa e inscritos no Cadastro Único (CadÚnico). Nesses casos, o financiamento pode chegar a 100% do valor do curso.
Instituído pela Lei nº 10.260/2001, o Fies é gerido pelo Ministério da Educação e direcionado a estudantes matriculados em instituições de ensino superior privadas com avaliação positiva no Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes).