Volumes podem passar de 100 mm
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) antecipa a ocorrência de chuvas intensas no Rio Grande do Sul a partir desta sexta-feira (9). A previsão aponta para a continuidade dessas chuvas até domingo (12), com maior incidência nas regiões centro-norte e leste do estado, abrangendo também o litoral norte e o sul de Santa Catarina.
“Neste período, espera-se que os acumulados de chuva ultrapassem os 100 milímetros (mm). Além disso, conforme a previsão, os ventos mudarão de direção, soprando predominantemente do sul. Entre o fim do domingo (12) e a segunda-feira (13), as rajadas variarão de oeste a sul e, posteriormente, de sul, com velocidades superiores a 30 km/h. Já na terça-feira (14), os ventos tenderão a enfraquecer”, detalhou o instituto.
Segundo o Inmet, a instabilidade prevista, especialmente no Rio Grande do Sul durante este fim de semana, é resultado do deslocamento para o estado de uma frente fria proveniente de Santa Catarina, após a passagem de uma frente quente, mantendo-se então na região “provocando áreas de instabilidade e uma gradual entrada de ar frio”.
Na segunda-feira (13), com a intensificação do frio, há possibilidade de ocorrência de geadas. A partir da terça-feira (14), a chegada de outra massa de ar frio e seco, de origem polar, tende a dissipar a instabilidade.
“É crucial ressaltar que os volumes de chuva previstos podem acarretar novos transtornos em áreas previamente afetadas. Por esse motivo, o Inmet emitiu alertas e recomendações, sugerindo que se acompanhe e siga as orientações da Defesa Civil Nacional”, acrescentou o instituto em nota.

