Indea envia 24 toneladas de agrotóxicos falsificados para destruição

0
411

Processo de envio dos agrotóxicos irregulares obedeceu às rígidas leis e normas específicas que visam proteger a saúde humana e o meio ambiente.

O Instituto de Defesa Agropecuária de Mato Grosso (Indea) enviou para incineração 24 toneladas de agrotóxicos falsificados ou contrabandeados, apreendidos ao longo dos últimos anos em ações realizadas em sete municípios do estado. As operações contaram com apoio da Polícia Civil e da Polícia Rodoviária Federal (PRF).

O carregamento, distribuído em dois caminhões, foi finalizado nesta semana em Primavera do Leste, onde foram centralizados os trabalhos de coleta, preparação e transporte. O material foi encaminhado a uma empresa especializada em Goiás, onde será destruído em fornos que operam a temperaturas superiores a 1.000 °C.

Segundo Daniel de Oliveira Souza, servidor do Indea em Primavera do Leste, todo o processo de envio seguiu normas rigorosas de segurança e preservação ambiental. “A carga foi embalada em sacos plásticos, transferida para tambores metálicos lacrados e selada com lacres de aço, conforme exigem as regulamentações”, explicou.

O coordenador de Defesa Sanitária Vegetal, Edson Ramos, alertou para os riscos do uso de defensivos agrícolas irregulares. “Esses produtos não oferecem nenhuma garantia de segurança ao trabalhador e podem causar intoxicações graves. Além disso, são extremamente nocivos ao meio ambiente e não possuem comprovação de qualidade ou eficácia”, afirmou.

Em 2024, o Indea já registrou 132 apreensões de agrotóxicos em situação irregular. No ano anterior, foram contabilizadas 338 apreensões em todo o estado. Em cada caso, uma empresa registrada é designada como fiel depositária para armazenar os produtos até que seja realizada a destruição conforme a legislação.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here