Nota de Mato Grosso saltou para 3,58 neste ano e é uma das maiores do país
O Instituto de Defesa Agropecuária de Mato Grosso (Indea) obteve nota 3,58 na auditoria realizada pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) por meio do Programa de Avaliação da Qualidade e Aperfeiçoamento dos Serviços Veterinários (Quali-SV). O resultado representa um avanço significativo em relação à última avaliação, em 2021, quando a nota foi 2,90, demonstrando o compromisso do Estado em garantir alimentos saudáveis para a população.
Com nota máxima de 5 pontos, a pontuação alcançada por Mato Grosso está entre as melhores do Brasil.
“Essa boa nota comprova nosso compromisso contínuo com o crescimento agropecuário de Mato Grosso. É um reflexo do trabalho responsável e competente realizado pelo quadro técnico do Indea”, destacou a presidente do Indea, Emanuele de Almeida.
Auditoria em etapas
A auditoria do Mapa ocorre a cada três anos em todas as unidades da federação. Ela analisa os pontos fortes e fracos dos serviços veterinários oficiais, resultando em um relatório que orienta as ações futuras das instituições avaliadas.
- 1ª fase (agosto): realizada virtualmente, com foco em setores centrais como a Coordenadoria de Defesa Sanitária Animal (CDSA), Coordenadoria de Inspeção e Fiscalização de Produtos e Subprodutos de Origem Animal (CISPOA) e a Coordenadoria de Fiscalização e Julgamento de Processos (CFJP), além de aspectos administrativos.
- 2ª fase (setembro): seis auditores do Mapa visitaram, por 10 dias, Cuiabá e outras oito cidades (Barra do Garças, Diamantino, Figueirópolis D’Oeste, Nova Marilândia, Porto Esperidião, Rondonópolis, Tangará da Serra e Vila Bela da Santíssima Trindade). Foram analisados 42 critérios, incluindo estrutura física, financeira, recursos humanos e interação com a sociedade e os produtores.
Resultados positivos
Dos 42 itens avaliados, o Indea apresentou melhora em 53,2% e manteve o desempenho em 41% dos indicadores.
“Esses resultados reafirmam nosso papel essencial na garantia da sanidade agropecuária, consolidando Mato Grosso como líder nacional em produção e exportação de proteína animal”, reforçou a presidente do Indea.
Próximos passos
O relatório da auditoria encontra-se em fase preliminar, e o Indea pode solicitar ajustes nas notas e descrições em um prazo de 30 dias. Após essa etapa, o Governo Federal emitirá a pontuação definitiva, variando entre 1 e 5.