Polonesa derrotou a norte-americana Amanda Anisimova na decisão
Iga Swiatek entrou para a história neste sábado (12) ao se tornar a primeira tenista da Polônia a vencer o torneio de simples em Wimbledon. A conquista veio com uma vitória avassaladora sobre a norte-americana Amanda Anisimova, por 2 sets a 0, com parciais de 6-0 e 6-0, em apenas 57 minutos de jogo.
Oitava cabeça de chave, Swiatek, de 24 anos, dominou completamente a partida, aproveitando-se do nervosismo de Anisimova, que disputava sua primeira final de Grand Slam. A norte-americana, 13ª cabeça de chave, viveu uma tarde desastrosa e entrou para a história como a primeira jogadora a perder uma final de Wimbledon com duplo 6-0 desde 1911 — e a primeira em qualquer Grand Slam desde Steffi Graf contra Natasha Zvereva no Aberto da França de 1988.
Antes desta edição, Swiatek nunca havia ultrapassado as quartas de final em Wimbledon, apesar dos quatro títulos já conquistados no Aberto da França. Na semifinal, perdeu apenas dois games diante de Belinda Bencic e, na decisão, foi ainda mais implacável, encerrando a partida com um winner de backhand que selou seu sexto título de Grand Slam.