Durante a Sessão Solene de entrega do Título “Sarita Baracat”, na Câmara Municipal de Várzea Grande, a diretora-geral da Casa, Lorineide Inhan, subiu à tribuna para celebrar as conquistas femininas e reforçar a necessidade de avançar na representatividade das mulheres em posições de liderança.
Representando as homenageadas da noite, Lorineide destacou o crescimento do espaço feminino no Legislativo municipal. Atualmente, três das cinco diretorias da Câmara são comandadas por mulheres, e todas as chefias de gabinete, durante a gestão do vereador Wanderley Cerqueira, foram ocupadas por lideranças femininas — incluindo a atual chefe, Andréia.
Ela também ressaltou a atuação das três vereadoras do município, Gisa Barros, Lucélia de Oliveira e Rosy Prado, esta última ocupando a função de primeira secretária na mesa diretora. “A presença feminina na política de Várzea Grande tem avançado, mas ainda há um longo caminho a percorrer”, pontuou Lorineide.
Além de discursar, Lorineide foi uma das agraciadas com o título “Sarita Baracat”, homenagem à primeira prefeita do município e referência na luta pelos direitos das mulheres. “Ela abriu fronteiras para que hoje muitas de nós pudéssemos ocupar espaços de influência e fazer história”, afirmou.
Apesar dos avanços, Lorineide defendeu que a luta por equidade de gênero deve continuar. “Não deveríamos mais estar discutindo cotas para mulheres na política, mas sim celebrando a capacidade feminina de liderar e transformar”, enfatizou.
Encerrando sua fala, ela reafirmou o compromisso com a equidade e inspirou o público presente a seguir impulsionando mudanças para um futuro mais justo e igualitário.