Governo de MT inaugura Hospital Central nesta sexta-feira com tecnologia de ponta e gestão do Einstein

0
41

Unidade histórica, concluída após 34 anos, passa a atender pelo SUS com estrutura de alta complexidade, equipamentos modernos e heliponto para emergências

O Governo de Mato Grosso inaugura, nesta sexta-feira (19.12), a partir das 17h, o Hospital Central do Estado de Mato Grosso, marco histórico para a saúde pública estadual. A unidade, cuja construção ficou 34 anos inacabada, será entregue totalmente equipada e com gestão do Hospital Israelita Albert Einstein, garantindo atendimento 100% gratuito pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

A entrada da imprensa credenciada será liberada às 14h, pelo acesso da Rua do Fórum, na Avenida Desembargador Milton Figueiredo Ferreira Mendes. A coletiva de imprensa está prevista para as 15h30 e contará com a presença do governador Mauro Mendes, do presidente do Einstein, Dr. Sidney Klajner, e do secretário de Estado de Saúde, Gilberto Figueiredo.

A programação inclui visita guiada exclusiva para jornalistas às 14h, coletiva às 15h30, início da solenidade oficial às 17h e, a partir das 18h, visitas guiadas ao hospital por grupos previamente organizados.

Com a estrutura ampliada de 9 mil m² para 32 mil m² de área construída, o Hospital Central foi projetado para atender demandas de alta complexidade. A unidade contará com equipamentos de última geração, como tomografia computadorizada, ressonância magnética, eletroencefalografia, sala cirúrgica híbrida com hemodinâmica e sistema robótico para cirurgias minimamente invasivas.

Entre os destaques está o sistema robótico Da Vinci XI, adquirido com investimento de R$ 8,1 milhões em parceria com o Einstein, que permitirá procedimentos mais precisos e com recuperação mais rápida em áreas como cirurgia geral, urologia, oncologia, ginecologia e pediatria. O hospital também oferecerá serviços avançados de endoscopia flexível e suporte de vida por Oxigenação por Membrana Extracorpórea (ECMO).

“Pensamos no que há de mais moderno em tecnologia na área da saúde, por determinação do governador Mauro Mendes, para garantir à população o melhor atendimento em alta complexidade, em uma unidade pública e totalmente gratuita”, destacou o secretário Gilberto Figueiredo.

A unidade ainda conta com heliponto, considerado estratégico para o atendimento de urgências e emergências. Segundo a secretária adjunta de Infraestrutura e Tecnologia da Informação, Mayara Galvão, o recurso reduz o tempo de resposta em casos graves e aumenta significativamente as chances de sobrevivência. O espaço já passou por testes realizados pelo Centro Integrado de Operações Aéreas (Ciopaer), em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde e o Corpo de Bombeiros.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here