Governo de Mato Grosso lança programa “Tolerância Zero ao Crime Organizado”

0
115

Mauro Mendes também cobrou do Congresso Nacional leis mais duras e inteligentes para fortalecer as ações do novo programa

O governador de Mato Grosso, Mauro Mendes, anunciou nesta segunda-feira (25) o programa “Tolerância Zero ao Crime Organizado”, com o objetivo de sufocar a criminalidade e reestruturar o sistema prisional, que, segundo ele, tem funcionado como “home office de bandidos”.

Criação da Secretaria de Justiça

Uma das principais medidas do programa é a criação da Secretaria de Estado de Justiça (Sejus), que será liderada pelo delegado Vitor Hugo Bruzulato. A nova pasta será responsável pela gestão dos Sistemas Penitenciário e Socioeducativo, além de coordenar a política estadual sobre drogas.

O governador destacou que o programa segue o modelo do “Tolerância Zero contra as Invasões de Terra”, lançado em março de 2023, que conseguiu impedir todas as tentativas de invasões no estado.

“Embora tenhamos investido em reestruturação policial, novas contratações, tecnologia e capacidade de resposta, essas ações não foram suficientes para conter o avanço da criminalidade. Agora, vamos implementar ações mais efetivas para sufocar o crime organizado e garantir a segurança da população”, afirmou Mauro Mendes.

Sistema Prisional e Combate ao Narcotráfico

Mauro Mendes ressaltou que o sistema prisional deve cumprir sua função de ressocializar os detentos e conter o crime, eliminando regalias.

“Presídio não é home office de bandido. Vamos garantir que os presídios desempenhem seu papel de forma efetiva.”

Ele também defendeu a necessidade de leis mais rigorosas e estratégicas, que combatam todas as etapas do narcotráfico:

“Precisamos de leis mais inteligentes. Endurecer penas para o transporte de drogas, por exemplo, teria um impacto direto na cadeia de abastecimento do mercado ilegal.”

União das Instituições de Segurança

O programa aposta na integração das forças de segurança, Poder Judiciário, Ministério Público, Defensoria Pública e demais órgãos para alcançar resultados mais sólidos.

“A eficiência do programa se baseia na união, no diálogo permanente e na confiança entre todos os envolvidos”, destacou o governador.

Autoridades Presentes

O evento contou com a participação de diversas autoridades estaduais e federais, incluindo: a Primeira-dama do Estado Virginia Mendes; Vice-governador Otaviano Pivetta; Deputados Federais Gisela Simona e Nelson Barbudo; Deputados Estaduais: Max Russi, Wilson Santos, Dilmar Dal’Bosco, entre outros; Desembargadores: Orlando Perri e Wesley Sanchez (TJMT); Procurador-Geral de Justiça: Deosdete Cruz e Defensora Pública-Geral: Luziane Castro

Também estiveram presentes secretários de governo, representantes da Polícia Civil, Militar e Bombeiros, além de lideranças do setor produtivo e da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-MT).

Com as medidas do Tolerância Zero ao Crime Organizado, o governo espera fortalecer o enfrentamento ao crime e promover uma segurança mais eficiente e sustentável para a população mato-grossense.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here