Os 46 bairros foram escolhidos por apresentarem os maiores índices de infestação do mosquito transmissor da dengue, chikungunya e zika
A partir desta segunda-feira (14), a Prefeitura de Várzea Grande inicia uma ampla ação de combate ao mosquito Aedes aegypti com o uso da nebulização espacial de ultra baixo volume (UBV), popularmente conhecida como carro fumacê. A medida abrangerá 46 bairros do município que apresentam os maiores índices de infestação do vetor transmissor da dengue, chikungunya e zika.
Apesar das ações de prevenção e controle já implementadas desde o início do ano, a secretária municipal de Saúde, Deisi Bocalon, destaca que o fumacê é necessário para intensificar o enfrentamento às arboviroses e eliminar focos de contágio. A operação segue orientações do Ministério da Saúde, com o apoio do Governo do Estado, que cedeu três veículos para auxiliar na pulverização.
A ação será realizada em três ciclos: o primeiro entre os dias 14 e 17 de abril, o segundo de 18 a 21 de abril, e o terceiro de 22 a 24 de abril. Ao todo, serão percorridos mais de 2.300 quarteirões, com uma cobertura estimada de 65 mil imóveis. Os carros atuarão em dois turnos: das 5h às 9h e das 16h30 às 19h, em diferentes bairros a cada dia.
O superintendente de Vigilância em Saúde, José Carlos Valadares, orienta que, durante a passagem do fumacê, moradores deixem portas e janelas abertas, mantenham alimentos cobertos e animais de estimação em local seguro. Ele reforça que, além da pulverização, é essencial que cada morador elimine criadouros dentro de casa, como recipientes com água parada.
