Frente fria avança e provoca queda de temperatura em Mato Grosso, alerta Inmet

0
52

Santa Catarina e Rio Grande do Sul também terão rajadas de vento

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu neste domingo (29) um alerta de onda de frio para sete estados brasileiros, incluindo o Mato Grosso. Segundo o órgão, a temperatura no estado pode cair mais de 5 °C até as 23h59 de segunda-feira (30), configurando uma situação de risco moderado a alto.

O aviso faz parte de um alerta laranja, o segundo nível mais grave na escala do Inmet, e abrange também os estados de Paraná, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Mato Grosso do Sul, São Paulo e Rondônia.

Em Mato Grosso, a chegada da frente fria deve ser sentida especialmente nas regiões sul e sudeste, com impacto em municípios como Rondonópolis, Alto Araguaia, Primavera do Leste e outros próximos à divisa com Mato Grosso do Sul. A queda de temperatura poderá ser acompanhada de ventos moderados, especialmente ao longo da segunda-feira.

O avanço da massa de ar frio está associado à formação de um novo sistema frontal que, neste domingo, já provoca instabilidades severas na Região Sul do país. A expectativa do Inmet é que os efeitos do sistema avancem em direção ao Centro-Oeste, atingindo parte do Mato Grosso do Sul ainda na noite deste domingo e alcançando áreas do Mato Grosso entre segunda e terça-feira.

Apesar de o alerta de chuvas intensas estar concentrado nos estados do Sul, como Rio Grande do Sul e Santa Catarina, o Inmet não descarta a possibilidade de pancadas isoladas e ventos com rajadas em áreas do sul de Mato Grosso, especialmente nas regiões de transição climática.

A orientação do Inmet é que a população fique atenta a atualizações meteorológicas e tome medidas de precaução diante da queda acentuada de temperatura, principalmente crianças, idosos e pessoas em situação de vulnerabilidade.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here