Flávia Moretti foca na saúde ao constatar problemas em visita no Pronto-Socorro Municipal

0
191

Acompanhada da secretária de Saúde, Deisi Bocalon, do vereador Lucas do Chapéu do Sol e de sua equipe técnica, prefeita conferiu todos os setores da unidade de saúde e se surpreendeu com internações em corredor, falta de insumos, salas mal utilizadas e ou interditadas e até goteira em sala de raio-x

A prefeita de Várzea Grande, Flávia Moretti (PL), realizou sua primeira visita técnica como chefe do Executivo no Pronto-Socorro e Hospital Municipal (PSHMVG), principal unidade de saúde da cidade e referência para a Baixada Cuiabana e outros municípios do estado. Empossada no dia 1º, Flávia fez questão de vistoriar o local para avaliar as condições da unidade, identificando sérios problemas estruturais e operacionais.

Entre as situações encontradas, destacaram-se salas interditadas devido ao mofo, pacientes acomodados em macas nos corredores, falta de insumos, goteiras na sala de raio-X e equipamentos essenciais, como respiradores e berços aquecidos, amontoados em um depósito improvisado. A prefeita também foi informada sobre o desaparecimento de máquinas na lavanderia do hospital, o que será investigado para a adoção de medidas cabíveis. “Minha prioridade inicial era o DAE, mas agora se tornou a saúde. Precisamos oferecer condições de trabalho adequadas aos profissionais e melhorar o acolhimento dos pacientes, tanto na estrutura quanto na disponibilidade de insumos”, afirmou.

Como primeiro ato voltado à saúde, Flávia determinou que a direção do hospital apresentasse, com urgência, uma lista dos insumos essenciais para evitar a interrupção dos atendimentos de emergência. A decisão foi motivada por um relato de um médico-cirurgião que informou a falta de fios adequados para suturas abdominais.

Vistoria e interação com a comunidade

A vistoria foi acompanhada pela secretária de Saúde, Deisi Bocalon, pela nova diretora do Pronto-Socorro, Erika Carvalho, pelo vereador Lucas do Chapéu do Sol e por técnicos da unidade. Durante a visita, Flávia percorreu todos os setores, sendo bem recebida por servidores, pacientes e acompanhantes, que aproveitaram para apresentar demandas e compartilhar palavras de incentivo.

Uma das moradoras presentes, Evanil Fátima, destacou a necessidade de melhorias na unidade enquanto aguardava os resultados de exames da irmã. “Desejo sucesso à prefeita e espero que as mudanças venham logo”, disse.

Integração entre secretarias para assistência mais eficiente

Após ouvir relatos de técnicos e profissionais da saúde, Flávia apontou a necessidade de maior integração entre a Secretaria de Saúde e outras pastas, como Assistência Social e Procuradoria. A prefeita citou o caso de uma família que vive há oito meses na ala pediátrica devido à falta de atendimento domiciliar (home care) para uma criança. “É inadmissível que uma família precise permanecer aqui por falta de orientação sobre seus direitos e os procedimentos necessários. Com a interação entre as secretarias, poderemos assegurar esses direitos e evitar situações como essa”, concluiu.

A gestão municipal segue com o compromisso de reestruturar o setor de saúde, buscando soluções para os desafios encontrados.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here