A Feira Internacional do Turismo do Pantanal ocorrerá nos dias 5 a 8 de junho
A Feira Internacional do Turismo do Pantanal (FIT Pantanal) 2025 foi oficialmente pré-lançada na tarde desta quinta-feira (08), durante o Salão Nacional do Turismo, realizado no Rio de Janeiro. O evento aconteceu no estande da Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado de Mato Grosso (Sedec), marcando o início das expectativas para a feira que ocorrerá de 5 a 8 de junho do próximo ano, no Centro de Eventos do Pantanal, em Cuiabá.
A Sedec participou da oitava edição do Salão Nacional do Turismo, um dos principais eventos do setor no Brasil, organizado pelo Ministério do Turismo. O salão reúne profissionais e empresários para discutir as tendências, desafios e oportunidades do mercado turístico.
Maria Letícia Arruda de Morais Costa, superintendente de Promoção do Turismo da Sedec, destacou as inovações implementadas na edição anterior da FIT Pantanal e garantiu que o mesmo nível de excelência será mantido em 2025. “Na edição anterior, conseguimos integrar tecnologia, cultura e turismo através de diversas ativações durante a feira. Para 2025, estamos comprometidos em manter esse alto padrão, com o apoio contínuo da Sedec e do Governo do Estado”, afirmou.
Jaime Okamura, vice-presidente do Conselho Empresarial de Turismo e Hospitalidade da Fecomércio Mato Grosso (Cetur-MT) e coordenador da FIT Pantanal, revelou que o tema da próxima edição será “Desenvolvimento Econômico, Social e Sustentável”, com a abertura marcada para o Dia Mundial do Meio Ambiente, em 5 de junho. “Estamos planejando várias adequações, especialmente após observar o grande público familiar que compareceu em 2024. Queremos aprimorar os espaços dedicados às crianças, focando na educação ambiental. Além disso, pretendemos expandir o número de expositores e fomentar o turismo de negócios, atraindo mais investidores para Mato Grosso”, acrescentou Okamura.
O pré-lançamento contou com a presença de Marisbeth Gonçalves, gestora do Serviço de Apoio às Micros e Pequenas Empresas de Mato Grosso (Sebrae/MT), do cacique Roni Azoinace da aldeia Wazere, além de representantes da Federação do Comércio, da Embratur e do Ministério do Turismo.
A edição de 2024 da FIT Pantanal atraiu mais de 65 mil pessoas, com a participação de mais de 300 expositores e 100 artesãos, que comercializaram 4.160 peças. A feira de agricultura familiar destacou-se por seus produtos premiados, e o evento movimentou R$ 16 milhões no balcão de negócios do Sebrae-MT.