Diretor Kleber Mendonça Filho conquista primeira vitória no Spirit Awards e destaca importância do cinema como memória e ato político
O filme brasileiro O Agente Secreto venceu, neste domingo (15), o Film Independent Spirit Awards na categoria Melhor Filme Internacional, garantindo reconhecimento ao cinema nacional em uma das principais premiações do setor independente. Esta foi a terceira indicação do diretor Kleber Mendonça Filho e sua primeira vitória.
Durante o discurso, o cineasta dedicou o prêmio a programadores de cinema e jovens realizadores de todo o mundo. Ele destacou que o cinema permite contar histórias sobre a vida e as comunidades, definindo a arte como uma forma de preservar a memória e também um ato político. Mendonça Filho também prestou homenagem ao ator alemão Udo Kier, que integrou o elenco do longa e faleceu em novembro de 2025.
Outro brasileiro premiado foi Adolpho Veloso, vencedor na categoria Melhor Fotografia pelo trabalho em Sonhos de Trem. O anúncio foi feito pelo ator Wagner Moura, que também integra o elenco de “O Agente Secreto”.
Considerado uma das mais importantes premiações do cinema independente dos Estados Unidos, o Spirit Awards reconhece produções de destaque fora do circuito comercial tradicional.

