33 C
Cuiabá
terça-feira, 30 setembro 2025
HomeCulturaFestival “Realize-se: Cultura Urbana Integrada” reúne mais de 2 mil pessoas

Festival “Realize-se: Cultura Urbana Integrada” reúne mais de 2 mil pessoas

Date:

Related stories

Metanol pode causar cegueira e morte mesmo em pequenas doses

Especialistas explicam diferenças na metabolização em relação ao etanol...

STF mantém número atual de deputados para eleições de 2026

Decisão de Luiz Fux atende pedido de Davi Alcolumbre...

Mega-Sena sorteia prêmio de R$ 3,5 milhões nesta terça-feira

As seis dezenas do concurso 2.921 da Mega-Sena serão...

Ministério da Saúde acompanha casos de intoxicação por metanol em São Paulo

Dez ocorrências confirmadas e três mortes levam governo a...

Maduro decreta “comoção externa” diante de ameaça militar

Medida concede poderes especiais e mobilização das Forças Armadas...

Evento contou com DJ do Racionais MC’s e Fabio Brazza, além de campeonatos de skate, basquete, breaking e batalha de rima

O Festival “Realize-se: Cultura Urbana Integrada” reuniu mais de 2 mil pessoas no último sábado (25.11), no Ginásio Verdinho, em Cuiabá. O evento foi uma comemoração aos 50 anos do hip hop no mundo e, também, uma alusão ao mês da consciência negra.

Vale lembrar que o Hip Hop é um movimento criado por jovens negros e latino-americanos nos Estados Unidos, nos anos 1970, e conta com quatro elementos principais: o rap, o breaking, o grafite e os DJ’s.

No Festival Realize-se, todos os elementos fizeram parte da extensa programação. “Nós tivemos rappers aqui de Mato Grosso que são essenciais para a cultura hip hop, como Conduta do Gueto, DJ Taba e Doctor P.A., música soul com Henrique Maluf e Anselmo Parabá, bem como atrações nacionais com nomes como KL Jay, DJ do Racionais MC’s e o Fábio Brazza. Também contamos com campeonato de breaking, batalha de rima, basquete e grafite. Foi um evento lindo, bem organizado e pensado para a sociedade cuiabana, que pode prestigiar uma super estrutura e, o melhor, de graça”, destacou o presidente do Instituto Realize, P. Brother.

Além do entretenimento e dos esportes citados, o Festival Realize-se contou ainda com flash tatto, cortes de cabelo e uma roda de conversa com o tema “Consciência Negra e Hip Hop – 50 anos de lutas”, que foi composta pela presidente da Academia Mato-grossense de Letras e escritora Luciene Carvalho, a cantora Pacha Ana e os rappers Mano Raul, Linha Dura e Dj Spinha.

“A roda de conversa foi um dos pontos altos do evento, que teve essa proposta, como o prórpio nome diz: ser um espaço de cultura urbana integrada. Tivemos a circulação de mais de 2 mil pessoas, dentre elas crianças, jovens e adultos, mostrando que a população local precisa de mais eventos desta natureza. Tivemos competições acirradas, público empolgado, uma excelente estrutura segundo os próprios rappers e também quem por lá esteve. Estamos felizes com os frutos colhidos e Cuiabá pode esperar um próximo festival ainda melhor”, completou um dos idealizadores do evento e também do Instituto Realize, Henrique Maluf.

Mais informações – O Festival “Realize-se: Cultura Urbana Integrada” foi realizado pela Associação Mato-grossense de Cultura – AMC, contou com o apoio institucional do Instituto Realize, e patrocínio da Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer de Mato Grosso (Secel-MT) e Assembleia Legislativa. Mais informações sobre o evento podem ser vistas no instagram www.instagram.com/institutorealizemt.

Últimas Notícias

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here