23 C
Cuiabá
quarta-feira, 31 dezembro 2025
HomeCulturaFestival de Viola de Cocho promove imersão pela cultura tradicional de MT

Festival de Viola de Cocho promove imersão pela cultura tradicional de MT

Date:

Related stories

Governo autoriza empréstimo de R$ 12 bilhões para reestruturação dos Correios

Operação aprovada pelo Tesouro prevê prazo de 15 anos...

Bolsonaro passa por nova cirurgia para tratar crise de soluço

Procedimento no nervo frênico foi realizado neste sábado e...

Cristiano Ronaldo marca duas vezes e Al Nassr faz história no Campeonato Saudita

Equipe alcança 10 vitórias seguidas no início da temporada...

Polícia Ambiental apreende mais de 400 quilos de pescado irregular em Poxoréu

Peixes das espécies pintado e cachara eram transportados ilegalmente...

Moraes decreta prisão domiciliar de dez condenados pela trama golpista

Medida impõe tornozeleira eletrônica, recolhimento de passaportes e restrições...

Programação gratuita inclui pratos típicos da gastronomia mato-grossense, apresentações de cururu, siriri e show de rasqueado

Momento único para quem sonha em beber na fonte da cultura tradicional de Mato Grosso. No próximo domingo (24), a comunidade do Distrito de Engenho Velho, em Santo Antônio do Leverger, conduz visitantes a uma imersão pelas artes ribeirinhas. O Festival de Viola de Cocho é gratuito e terá programação intensa, das 9h às 17h, no Centro Comunitário e Salão de Festas da Capela São Benedito.

Ao longo do dia, além do cardápio repleto de pratos típicos, uma programação intensa promete uma verdadeira aula de cultura popular tradicional e vivência comunitária. Além de valorizar a viola de cocho e o cururu, também abre espaço para outras expressões artísticas ligadas à cultura tradicional.

O espaço contará com decoração especial, homenagem à Nossa Senhora da Guia, participação do pesquisador e músico, Habel Dy Anjos, que é um grande professor e mestre na instrução da viola de cocho e também, na forma de tocar. A vivência artística inclui ainda uma oficina de confecção de viola de cocho e instrumentalização dessa peça que é um ícone do patrimônio histórico material e imaterial mato-grossense, com o luthier e mestre da cultura popular, Alcides Ribeiro.

A dança também promete encantamento aos que se fizerem presentes. A Cia de Dança Rodinei Barbosa faz apresentação com combo de danças populares mato-grossenses, como o rasqueado, mas com uma linguagem mais contemporânea. Mas de outro lado, de forma mais tradicional, o Instituto Cultural Vitória Régia do Pantanal e o Flor Serrana dançam o siriri e ainda, o grupo Tradição Cuiabana do Coxipó apresenta várias duplas de cururueiros. Por fim, haverá apresentações do quarteto musical Jovens Amigos, e também, de Roberto Lucialdo e banda.

O diretor da instituição realizadora, Kelson Panosso destaca que tudo foi pensado em conjunto com os protagonistas do projeto. “Este, surge da necessidade e vontade da comunidade, de realizar um encontro que além de valorizar sua cultura, fosse uma plataforma de visibilidade para a produção artística local. E vale ressaltar, o engajamento comunitário foi fortalecido com o grande empenho da liderança ribeirinho, Samuel Moreira”.

O evento é uma realização da Cidarta em parceria com a Associação de Moradores e Pequenos Produtores Rurais de Miguel Velho, com patrocínio do Governo de Mato Grosso e Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer (Secel-MT) via destinação de emenda do deputado Júlio Campos. Conta ainda com apoio cultural da Câmara Municipal e Prefeitura de Santo Antônio de Leverger.

Mais informações: @cidartaoficial no Instagram e (65) 99943-7748

Últimas Notícias

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here