28 C
Cuiabá
domingo, 14 dezembro 2025
HomeCultura Festança de Vila Bela da Santíssima Trindade segue até segunda-feira (24)

 Festança de Vila Bela da Santíssima Trindade segue até segunda-feira (24)

Date:

Related stories

Seduc premia professores destaques no ensino de inglês na rede estadual

Educadores vencedores do Prêmio Mais Inglês apresentam boas práticas...

Setasc alerta sobre golpe que usa nome do programa SER Família

Criminosos fazem falsas promessas de cestas natalinas e liberação...

Enchentes e deslizamentos deixam mais de mil mortos na Indonésia

Tempestades intensas provocam crise humanitária em Sumatra, com milhares...

Uma das mais importantes manifestações culturais de Mato Grosso é patrocinada pela Secel-MT

A Festança de Vila Bela, uma das festas mais tradicionais de Vila Bela da Santíssima Trindade, segue até a próxima segunda-feira (24.07) com celebrações à Gloriosa Mãe de Deus e às Três Pessoas da Santíssima Trindade. O evento, que é realizado há mais de 200 anos no município, recebeu patrocínio da Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel-MT).

Neste ano, a Festança de Vila Bela teve início no dia 12 de julho, com celebrações ao Divino Espírito Santo e ao Glorioso São Benedito. As tradicionais apresentações das danças do Congo e do chorado marcaram o ponto alto da programação no fim de semana passado.

A programação segue nesta quinta-feira (20.07), às 19h30, com missa em homenagem à Nossa Senhora Mãe dos Homens, na igreja Matriz, e cortejo dos festeiros pelas ruas, logo em seguida. 

No sábado (22.07), as atividades recomeçam a partir de 0h, com a Alvorada. No domingo (23.07), a partir das 9h, haverá missa, cortejo de festeiros pelas ruas e almoço no ginásio esportivo Melânio de Assunção. E às 17h, começa o encerramento das festividades, com descida dos Mastros e cerimônia de transmissão de posse dos novos festeiros para o próximo ano.

A entrega da imagem do Glorioso São Benedito, que passa da Rainha atual para a nova Rainha, assinala o encerramento final da Festança, na segunda-feira (24.07), às 19h30.

Representando a Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel-MT), o secretário adjunto de Cultura, Jan Moura, participou da programação no último fim de semana. Para ele, a Festança de Vila Bela da Santíssima Trindade é uma das mais importantes manifestações culturais de Mato Grosso, por carregar fé, tradição e ancestralidade.

“Uma grande experiência que renova os laços que liga a comunidade a suas origens africanas, ao mesmo tempo que é atravessada pelas influências da religião cristã. O Congo e a Dança do Chorado materializam o que temos de mais profundo no lastro histórico cultural do estado. A Secel cumpre sua missão e fortalece o apoio a manutenção desta importante prática”, destaca. 

Além dos recursos da Pasta Estadual, os festeiros e organizadores da Festança contam com o apoio financeiro da Prefeitura Municipal de Vila Bela da Santíssima Trindade.

A Festa Centenária

A Festança de Vila Bela da Santíssima Trindade é realizada há mais de 200 anos, tendo como origem a reunião de negros para louvação dos santos de devoção e entoação cantigas que os faziam relembrar os antepassados na África. Um dos ritos mais belos de Mato Grosso, a festa é celebrada anualmente e reúne no sincretismo religioso o Tríduo em homenagem ao Divino Espírito Santo, Glorioso São Benedito e à Santíssima Trindade.

A programação inclui as tradicionais apresentações das danças do Congo e do chorado, missa ao Glorioso São Benedito e outras manifestações centenárias que resgatam lutas de antepassados, reconsidera o papel dos santos católicos e celebra a identidade de um povo.

Reunião do Conselho Estadual de Cultura
Para ampliar a compreensão de seus membros sobre as dimensões e desafios que envolvem o desenvolvimento cultura mato-grossense, o Conselho Estadual de Cultura realizou reunião extraordinária no período de realização da Festança.

A ação do Conselho reuniu, em Vila Bela da Santíssima Trindade, conselheiros de Estado de Cultura, que representam territórios e segmentos, dentre os quais música, audiovisual e artes cênicas. 

Nos dias 14, 15 e 16 de julho, os representantes da sociedade civil puderam vivenciar a importância de suas deliberações sobre programas de apoio e fomento à cultura no Estado. Durante os encontros, foram realizadas oficinas e debatidas informações para a construção dos instrumentos de aplicação da Lei Paulo Gustavo em Mato Grosso.

Últimas Notícias

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here