Fazendeiros em Corumbá recebem multas de R$ 100 milhões por incêndio no Pantanal

0
177

Fogo consumiu uma área de 333 mil hectares

Os proprietários de uma fazenda em Corumbá, Mato Grosso do Sul, foram multados em R$ 100 milhões pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama). As multas, aplicadas na terça-feira (24), foram justificadas pela extensão da área atingida pelo incêndio florestal na propriedade.

O fogo consumiu 333 mil hectares, tornando-se o maior incêndio registrado no Pantanal partindo de uma única propriedade. Essa área equivale a mais de duas vezes o tamanho do município de São Paulo. O incêndio iniciado na fazenda também se espalhou para outros 135 imóveis rurais. Segundo o Ibama, o fogo começou em vegetação nativa do bioma Pantanal, dentro da propriedade, em junho. “Devido às condições climáticas da região, o incêndio levou 110 dias para ser controlado pelo Centro Nacional de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais (Prevfogo), em conjunto com outras instituições”, informou o órgão em nota divulgada nesta sexta-feira (27).

Após mais de 20 dias de investigação, o Ibama identificou e multou dois responsáveis pelo uso de fogo sem autorização do órgão ambiental competente. Toda a área afetada foi embargada para permitir sua regeneração. O fogo causou severos danos à vegetação nativa do Pantanal e impactou a fauna local, aumentando a mortalidade de animais silvestres e reduzindo seus recursos alimentares, o que dificulta sua sobrevivência.

Além disso, o incêndio gerou uma grande quantidade de fumaça, contribuindo para a emissão de gases de efeito estufa e prejudicando a saúde das pessoas que vivem na região. O Ibama ressaltou que o incidente agrava a destruição do bioma Pantanal e intensifica as mudanças climáticas.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here