Serão 128 participantes da rede estadual de ensino em experiência cultural e acadêmica oferecida pelo Governo de MT
Cem estudantes, 13 professores, 14 monitores e um psicólogo da rede estadual de ensino embarcam na próxima sexta-feira (12) no Aeroporto Internacional Marechal Rondon, em Várzea Grande, com destino à Inglaterra. Eles integram a 3ª edição do Programa de Intercâmbio MT no Mundo 2025, promovido pelo Governo do Estado por meio da Secretaria de Estado de Educação (Seduc-MT), que oferece três semanas de imersão acadêmica e cultural no exterior.
Na quinta-feira (11), os participantes se reúnem no auditório da Seduc, em Cuiabá, para o evento oficial de pré-embarque, transmitido ao vivo pelo canal da secretaria no YouTube. O encontro será dedicado ao alinhamento de expectativas, apresentação da programação oficial e entrega dos kits personalizados do programa.
Os professores selecionados atenderam a critérios rigorosos, como proficiência mínima B2 em Língua Inglesa e desempenho em exames internacionais. Em Londres, farão o curso intensivo Teacher Training Courses, com atividades culturais e visitas técnicas. Já os estudantes, escolhidos pelo desempenho acadêmico e engajamento escolar, serão divididos em grupos e hospedados em famílias anfitriãs em sete cidades inglesas: Canterbury, Oxford, Bristol, Brighton, Worthing, Cambridge e Liverpool. Eles contarão com monitores e uma psicóloga para garantir suporte e bem-estar durante a estadia.
Durante os 21 dias de intercâmbio, os alunos participarão de aulas intensivas de Língua Inglesa no curso General English, city tours, atividades culturais e visitas turísticas. O programa oferece passagem aérea, hospedagem, seguro saúde, transporte público, plano de alimentação, chip de celular com internet ilimitada e ajuda de custo semanal de 250 libras.
Na bagagem, cada participante levará o kit oficial do programa, que inclui jaqueta térmica, camiseta, mochila, estojo, caderno, canetas, garrafa de água, capa de chuva, guarda-chuva e chip de celular. Segundo o secretário de Estado de Educação, Alan Porto, a iniciativa amplia horizontes e transforma vidas ao proporcionar uma experiência educacional internacional inédita.

