Estados da Amazônia Legal criarão câmara temática para discutir infraestrutura regional

0
123

Representantes dos nove estados se reuniram para discutir projetos para o setor

Os estados que compõem a Amazônia Legal decidiram criar uma câmara temática dedicada à discussão da infraestrutura na região. A decisão foi tomada após uma reunião com representantes dos nove estados membros do Consórcio Amazônia Legal, realizada em Porto Velho (RO).

O encontro fez parte do 28º Fórum de Governadores da Amazônia Legal, que ocorreu no Palácio Rio Madeira, sede do Governo de Rondônia. A Secretaria de Infraestrutura de Mato Grosso (Sinfra-MT) foi representada pela secretária em exercício, Maria Stella Lopes Okajima Conselvan.

Representantes do Banco Mundial, Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) também participaram da reunião.

Durante o encontro, o Banco Mundial e o BID apresentaram suas iniciativas na área de infraestrutura, enquanto o BNDES detalhou seus projetos para a região. O Governo Federal também fez uma apresentação sobre as rotas de integração sul-americana que afetam os estados da Amazônia Legal.

Maria Stella Okajima Conselvan destacou que o Consórcio Amazônia Legal ainda não tinha uma câmara específica para tratar de infraestrutura. Com a criação desta câmara, o objetivo é que os estados atuem de forma coordenada, alinhando seus projetos com as rotas de integração propostas pelo Governo Federal e em parceria com os bancos multilaterais.

Ao término da reunião, foi elaborado um relatório que será apresentado na assembleia geral dos governadores.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here