O evento técnico tem o objetivo de compreender o potencial dessa ferramenta e impulsionar os remineralizadores em Mato Grosso.
Estudantes, pesquisadores e agropecuaristas se reúnem nesta terça e quarta-feira (21 e 22.11) no “1º Encontro Técnico Remineralizadores – A Meta é Mato Grosso Mais Sustentável”. O evento será uma oportunidade única para discutir estratégias inovadoras na utilização do “pó de rocha” para promover a sustentabilidade na mineração e na agropecuária.
O encontro acontece na Escola Técnica e Profissional Estadual de Cuiabá (ETEC/SECITECI), nos dois dias das 08h às 17h de forma híbrida. Com transmissão pelo canal da multiplataforma Estado do Amanhã no Youtube. https://www.youtube.com/@EstadodoAmanha
Os remineralizadores são insumos obtidos na mineração, com processo de produção simples, onde, na maioria dos casos viabiliza o reaproveitamento dos rejeitos da mineração, destinando-os para uso agrícola. Nessa perspectiva o Encontro é uma oportunidade para explorar e compreender o potencial dessa ferramenta e promover um projeto com maior financiamento para impulsionar os remineralizadores em Mato Grosso, tornando a agricultura e a pecuária mais eficientes e sustentáveis.
O evento compõe a ampliação de metas do projeto Garimpo Sustentável, a iniciativa busca soluções socioeconômicas e ambientais para o garimpo artesanal de Mato Grosso, e é realizado desde 2021 pelo Governo do Estado de Mato Grosso, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SEDEC), via Companhia Mato-grossense de Mineração (METAMAT), em parceria com a Central das Organizações do Estado de Mato Grosso (Cordemato).
Remineralizadores
A definição de remineralizadores foi feita pela Lei 12.890 de 10 de dezembro de 2013 (Brasil,2013b) como “material de origem mineral que tenha sofrido apenas redução e classificação de tamanho por processos mecânicos e que altere os índices de fertilidade do solo por meio da adição de macro e micronutrientes para as plantas, bem como promova a melhoria das propriedades físicas ou físico-químicas ou da atividade biológica do solo”.
