Declarações de presidente do Carrefour sobre carne brasileira estão superadas, diz chanceler

0
201

Retratação do grupo francês reitera qualidade da carne, diz ministro

O mal-estar gerado pelas declarações infundadas do presidente global do Carrefour, Alexandre Bompard, sobre a carne brasileira foi superado tanto no âmbito empresarial quanto governamental. A avaliação é do ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, durante sua participação no programa Bom Dia, Ministro, produzido pela Empresa Brasil de Comunicação (EBC) nesta quarta-feira (27).

Na semana passada, Bompard afirmou que a carne do Brasil não atenderia às normas francesas, o que levaria a empresa a suspender a comercialização de carnes do Mercosul em seus mercados na França. A declaração gerou forte reação de produtores brasileiros, que iniciaram um movimento de boicote no fornecimento de proteínas para o Carrefour no Brasil. Diante da repercussão negativa, Bompard divulgou ontem (26) uma nota de retratação, elogiando a qualidade dos produtos brasileiros.

Resposta Governamental

O chanceler destacou que a questão, inicialmente, envolvia apenas o setor privado, mas que o governo brasileiro agiu para defender a reputação da carne nacional.

“Foi uma manifestação de uma empresa privada, e governos não costumam se envolver nesse tipo de situação. O que fizemos foi emitir uma nota. Ontem, recebemos uma segunda nota de esclarecimento, com uma carta de retratação do presidente da empresa enviada ao Ministério da Agricultura. Ele se desculpou e reconheceu a qualidade sanitária e de sabor dos produtos brasileiros, o que, para nós, já é uma boa resposta.”

Mauro Vieira também atribuiu as declarações de Bompard a possíveis motivações políticas internas na França.

Questão Resolvida

Para o ministro, o pedido de desculpas encerra o impasse:

“Do ponto de vista governamental, não houve nenhum problema maior. E, no âmbito empresarial, a situação está resolvida, com o reconhecimento da qualidade dos produtos brasileiros.”

Reconhecimento Internacional

O chanceler enfatizou a excelência da carne brasileira, exportada para mais de 140 destinos, incluindo mercados com altos padrões de exigência, como União Europeia, Japão, Estados Unidos e China.

“Cumprimos todos os requisitos sanitários e de controle de qualidade exigidos por esses mercados rigorosos, o que reafirma a confiabilidade e excelência da nossa produção.”

O episódio foi tratado como um incidente isolado, sem impacto significativo na relação comercial entre Brasil e França.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here