Cuiabá institui programa para combater o etarismo e integrar gerações

0
149

Lei prevê ações educativas, culturais e de saúde para aproximar diferentes faixas etárias

O prefeito de Cuiabá, Abilio Brunini (PL), sancionou o projeto de lei de autoria da vereadora Katiuscia Manteli (PSB) que cria o Programa de Integração Geracional, voltado ao combate ao etarismo e à discriminação baseada na idade. A sanção foi publicada no Diário Oficial do Município em 16 de julho.

A nova legislação estabelece a realização de atividades educativas, culturais, esportivas e de saúde em escolas, unidades de saúde, centros comunitários e outros espaços públicos, com o objetivo de aproximar diferentes gerações, valorizar a experiência dos mais velhos, fortalecer o diálogo intergeracional e combater o isolamento social de idosos.

“Combater o etarismo é essencial para construirmos uma sociedade mais justa e respeitosa. Essa lei é um passo importante para promover a integração e o reconhecimento das contribuições de cada geração”, destacou a vereadora Katiuscia Manteli.

O programa também prevê parcerias com instituições públicas e privadas e campanhas de conscientização sobre os impactos do preconceito etário. A partir da sanção, a Prefeitura e os órgãos municipais deverão incluir o tema nas políticas públicas de inclusão social.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here