A secretária de Mobilidade Urbana de Cuiabá, Luciana Zamproni, representa a cidade no “City Leadership Forum de Mobilidade Urbana,” promovido pelo Cities Today Institute em Santiago, Chile. O evento, que acontece no auditório do hotel The Ritz Carlton, destaca Cuiabá como uma das sete cidades-modelo em modernização de transporte público, incluindo todo o processo de licitação e transformação sob a gestão do prefeito Emanuel Pinheiro. O fórum se estende até quinta-feira (14), com painéis e trocas de experiências entre líderes de mobilidade de diferentes países.
“É uma honra estar aqui para dialogar com representantes de todo o Mercosul — Chile, Uruguai, Argentina — e ser uma das sete cidades selecionadas pelo Instituto para compartilhar os avanços realizados em mobilidade urbana pela gestão do prefeito Emanuel Pinheiro,” destacou Zamproni, que participa de um painel sobre a integração entre transporte público e privado, focando nos avanços de Cuiabá.
Entre os principais avanços, a secretária relembrou a licitação de 2019, que modernizou um sistema de transporte sem atualização há mais de 20 anos. “Naquele período, apenas 20% dos ônibus eram climatizados. Hoje, graças ao esforço da atual gestão, 100% da frota operacional é equipada com ar-condicionado,” comentou Luciana. Além disso, foram introduzidos veículos Euro 6, que atendem aos padrões europeus de redução de poluentes, proporcionando um menor impacto ambiental. Um ônibus Euro 6 é equipado com um motor a diesel que reduz significativamente a emissão de óxidos de nitrogênio (NOx) e partículas poluentes.
“Cuiabá é a única cidade no Brasil com 100% da frota climatizada, e nosso trabalho é garantir sempre o conforto e a qualidade no transporte público para a população,” enfatizou Zamproni.
Além das melhorias na frota, a modernização inclui mais de 1.400 novos abrigos de ônibus, três estações climatizadas e o próximo lançamento do primeiro terminal climatizado da cidade, o Terminal CPA III. Outros avanços são a construção de viadutos, novas passarelas, sinalização mais eficiente e um parque semafórico moderno, que otimiza o fluxo urbano.
“Cuiabá ainda enfrenta desafios, mas os últimos oito anos foram de grandes conquistas em mobilidade urbana, sempre focadas no bem-estar dos cidadãos e na modernização da nossa cidade,” concluiu a secretária.

