Corpo de Bombeiros MT intensifica combate e monitoramento de incêndios florestais em todo o estado

0
84

Em caso de qualquer indício de incêndio florestal, a denúncia deve ser feita imediatamente pelos números 193 ou 190

O Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso (CBMMT) extinguiu um incêndio florestal em Chapada dos Guimarães e mantém controlados 10 focos ativos nas últimas 24 horas. As equipes seguem atuando nesta quinta-feira (11.9) no combate a 23 incêndios florestais em diferentes regiões do estado.

O incêndio extinto em Chapada dos Guimarães ocorreu em área de morraria, com apoio de aeronave no combate às chamas. Já os focos ativos, contidos dentro de perímetro seguro, estão nos municípios de Cláudia (três focos), Alta Floresta (dois focos) e Vila Bela da Santíssima Trindade, Cáceres, Nova Bandeirantes, Novo Mundo e Nova Monte Verde (um foco cada).

As equipes também concentram esforços no combate a cinco focos em Vila Bela da Santíssima Trindade e dois em Barra do Garças, nas regiões da Serra do Roncador e do Parque Estadual da Serra Azul, onde a ação conta com aeronaves, maquinários, brigadistas, Exército e voluntários. Operações simultâneas seguem em Juína, Dom Aquino, Chapada dos Guimarães, Paranatinga, Nova Ubiratã, Nova Maringá, Sinop, Torixoréu, Confresa, Cáceres, Colniza, Tangará da Serra, Guarantã do Norte e Novo Mundo.

O trabalho conta com máquinas pesadas, caminhões-pipa, aeronaves e helicóptero, além do apoio do Grupo de Aviação Bombeiro Militar (GAvBM), da Defesa Civil, do Centro Integrado de Operações Aéreas (Ciopaer) e da Polícia Militar. As ações ocorrem de forma ininterrupta para proteger vidas, propriedades rurais e o meio ambiente.

O CBMMT também monitora 94 focos de calor ativos em Mato Grosso, dos quais 79 são incêndios florestais, sendo 16 em terras indígenas, e 15 queimadas irregulares. Em áreas indígenas, o combate é de responsabilidade federal.

Esses 15 focos irregulares estão sendo fiscalizados pela Operação Infravermelho, coordenada pelo Batalhão de Emergências Ambientais (BEA), em Cuiabá. Com imagens de satélite e tecnologias de monitoramento, a operação identifica riscos e responsabiliza infratores.

Desde o início do período proibitivo, o CBMMT já extinguiu 198 focos ativos, entre incêndios florestais e queimadas irregulares, em dezenas de municípios do estado.

Somente nas últimas 24 horas, Mato Grosso registrou 264 focos de calor, segundo dados do Programa BDQueimadas do Inpe: 164 na Amazônia, 89 no Cerrado e 11 no Pantanal. Um foco isolado não caracteriza necessariamente um incêndio florestal, mas incêndios costumam envolver múltiplos focos de calor em uma mesma área.

O CBMMT reforça que o uso do fogo está proibido em áreas rurais do Pantanal entre 1º de junho e 31 de dezembro e, nas regiões da Amazônia e do Cerrado, de 1º de julho a 30 de novembro. Em áreas urbanas, a prática é proibida durante todo o ano.

A população deve denunciar imediatamente qualquer indício de incêndio florestal pelos números 193 (Corpo de Bombeiros) ou 190 (Polícia Militar).

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here