Corpo de Bombeiros de MT combate 38 incêndios florestais e mantém 7 sob controle

0
80

Em caso de qualquer indício de incêndio florestal, a denúncia deve ser feita imediatamente pelos números 193 ou 190

O Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso (CBMMT) atuou nas últimas 24 horas na extinção de três incêndios florestais e mantém sete focos controlados. Neste domingo (7), as equipes trabalham no combate a 38 incêndios ativos em diversas regiões do estado.

Os incêndios já extintos ocorreram em Porto Alegre do Norte, Água Boa e Sinop. Os focos controlados, sem risco imediato de propagação, estão localizados em Cláudia (dois), Vila Bela da Santíssima Trindade, Cáceres, Tapurah, Sinop e Rondonópolis (um em cada). Em Vila Bela da Santíssima Trindade e Tesouro, equipes enfrentam múltiplos focos ativos, enquanto em municípios como Chapada dos Guimarães, Santo Antônio de Leverger e Barra do Garças, entre outros, dois focos são combatidos simultaneamente.

Em Barra do Garças, os esforços concentram-se na Serra do Roncador e no Parque Estadual da Serra Azul, com apoio de aeronaves, maquinário e brigadistas, que atuam tanto no combate direto quanto na construção de aceiros. O CBMMT também atua em Nova Maringá, Feliz Natal, Sinop, União do Sul, Torixoréu, Canabrava do Norte, Água Boa, Cáceres, Cotriguaçu, Novo Mundo e Nova Ubiratã.

As operações contam com caminhões-pipa, helicópteros, máquinas pesadas e apoio do Grupo de Aviação Bombeiro Militar (GAvBM), Defesa Civil, Ciopaer e Polícia Militar, garantindo combate rápido e proteção de vidas, propriedades e meio ambiente.

Monitoramento e Fiscalização

O CBMMT monitora 108 focos de calor em todo o estado, sendo 97 incêndios florestais (22 em terras indígenas) e 11 queimadas irregulares. O combate em áreas indígenas é responsabilidade de órgãos federais, sem atuação direta do Corpo de Bombeiros.

Os focos decorrentes de uso irregular do fogo são fiscalizados pela Operação Infravermelho, com monitoramento via satélite e tecnologia para prevenir incêndios e responsabilizar infratores.

Desde o início do período proibitivo, o CBMMT já extinguiu 192 focos de incêndio e queimadas irregulares em mais de 120 municípios, incluindo áreas do Pantanal, Amazônia e Cerrado. Nas últimas 24 horas, 178 focos de calor foram registrados pelo Inpe: 105 na Amazônia, 69 no Cerrado e 4 no Pantanal.

Alerta à População

O CBMMT reforça que o uso do fogo é proibido para manejo de áreas rurais: de 1º de junho a 31 de dezembro no Pantanal; de 1º de julho a 30 de novembro na Amazônia e Cerrado; e proibido o ano todo em áreas urbanas.

Em caso de incêndio, a população deve acionar imediatamente o Corpo de Bombeiros pelo 193 ou a Polícia Militar pelo 190.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here