Produção conta a história dos 60 anos da corporação a partir dos relatos de homens e mulheres que vivenciaram essa trajetória
A história do Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso ganha destaque no documentário “Vidas: 60 anos do Corpo de Bombeiros”, uma produção da TV Assembleia em parceria com a corporação, em comemoração ao aniversário da Instituição. O filme homenageia os “heróis” da vida real, trazendo relatos emocionantes de homens e mulheres que dedicaram suas vidas a esta importante força da segurança pública. O lançamento acontece nesta quinta-feira (28), às 10h30, no cinema do Estação Shopping, em Cuiabá.
O Tenente Coronel Heitor Fernandes explica que a ideia inicial era criar um livro sobre a trajetória do Corpo de Bombeiros em Mato Grosso, mas, após reuniões no Instituto Memória do Poder Legislativo, surgiu a proposta de transformar o projeto em um documentário. “Nunca imaginei que seria um longa tão bem editado”, comenta ele, destacando o resultado final.
Jaime Neto, superintendente da TV Assembleia, elogia a dedicação da equipe envolvida na produção e edição. “O documentário traz momentos marcantes dessa corporação que salva vidas. É muito emotivo, pois os próprios bombeiros narram suas experiências em incêndios e resgates, incluindo acidentes aéreos.”
Anderson Sartori, diretor do documentário e servidor da Assembleia, descreve o trabalho detalhado na seleção das histórias e depoimentos. “Passamos uma semana editando apenas as entrevistas. O grande desafio foi filtrar os momentos mais sensíveis, que deram vida à narrativa”, explica Sartori.
O documentário revisita momentos históricos, como a operação para implodir a antiga Catedral Metropolitana de Cuiabá, e celebra marcos como a entrada das mulheres na corporação, enfrentando desafios e quebrando barreiras.
Após a estreia no Estação Shopping, o documentário será exibido nesta quinta-feira, às 22h30, na TV Assembleia, e apresentado em 11 municípios de Mato Grosso, com sessões públicas e eventos para convidados. A produção também ficará disponível no canal da TV Assembleia no YouTube, permitindo que um público ainda maior conheça a história e os feitos dessa corporação essencial para o estado.