Corpo de Bombeiros combate 34 incêndios florestais em Mato Grosso com mais de mil agentes

0
295

A qualquer indício de incêndio, os bombeiros orientam que a denúncia seja feita pelos números 193 ou 190

O Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso está combatendo 34 incêndios florestais nesta sexta-feira (20), com a atuação de mais de mil bombeiros em esquema de revezamento. As equipes contam com o apoio de brigadistas contratados pelo Estado e agentes de órgãos federais.

No Pantanal, o fogo na Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN) Sesc Pantanal, em Barão de Melgaço, está controlado. As equipes também atuam em outros pontos críticos, como o Parque Estadual do Guirá, a região da Baia Grande, próxima à Estação Ecológica do Taiamã, em Cáceres, e a Fazenda Laguna, nas proximidades da Terra Indígena Tereza Cristina.

A operação contra os incêndios envolve a colaboração da Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística (Sinfra), Defesa Civil do Estado, Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (Ciosp), além de órgãos federais como o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente (Ibama), Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), Exército Brasileiro, Força Aérea Brasileira e Marinha.

Além do Pantanal, as equipes de combate a incêndios estão em atividade em diversas regiões do estado, como Cuiabá, Chapada dos Guimarães, Rosário Oeste, Nossa Senhora do Livramento, entre outras cidades.

Monitoramento contínuo

O Batalhão de Emergências Ambientais (BEA) está monitorando focos de incêndio em fazendas e áreas florestais de municípios como União do Sul, Sinop, Nova Ubiratã, e em terras indígenas como a Capoto Jarinã, em Peixoto de Azevedo, e a Aldeia Utiariti, em Campo Novo do Parecis. A atuação dos bombeiros nesses territórios depende de autorização dos órgãos federais.

O BEA também acompanha os incêndios já controlados para orientar as equipes no campo. A seca severa e a baixa umidade têm contribuído para a rápida propagação das chamas. O Corpo de Bombeiros solicita que a população colabore respeitando o período proibitivo de uso do fogo e informe qualquer foco de incêndio pelos números 193 ou 190.

Incêndios extintos e focos de calor

Desde o início do período proibitivo de queimadas, o Corpo de Bombeiros já extinguiu 161 incêndios florestais em 47 municípios, incluindo Chapada dos Guimarães, Poconé, Vila Bela da Santíssima Trindade, Canarana, Cáceres, Sinop, Rondonópolis e Nova Mutum.

Nesta sexta-feira, o estado registrou 324 focos de calor, conforme dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), com 116 concentrados na Amazônia, 111 no Cerrado e 97 no Pantanal. Vale ressaltar que um foco de calor isolado não representa necessariamente um incêndio florestal, mas o acúmulo desses focos pode indicar a formação de um incêndio.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here