No próximo domingo (11), os comerciantes de Cuiabá e Várzea Grande precisam estar atentos às normas para o funcionamento das lojas durante o Dia dos Pais. De acordo com a Assessoria Jurídica da Fecomércio-MT, os empregadores que optarem por abrir seus estabelecimentos na data devem pagar em dobro os funcionários que trabalharem, incluindo aqueles que atuam por comissão.
Igor Cunha, superintendente da Fecomércio-MT, destacou as diretrizes da Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) sobre a concessão de folga para os empregados que trabalharem no feriado. “O acordo entre os sindicatos patronais do comércio, filiados à Fecomércio-MT, e o Sindicato dos Empregados do Comércio de Cuiabá (SECC) estabelece que os trabalhadores devem receber o descanso semanal remunerado no prazo máximo de três semanas”, explicou.
Além disso, a CCT permite que, nos dias que antecedem o Dia dos Pais, o comércio amplie a jornada de trabalho em até duas horas por empregado, desde que seja garantido o pagamento das horas extras.
Essas medidas seguem o acordo firmado entre os sindicatos patronais do comércio filiados à Fecomércio-MT e o SECC. Para os comerciantes de outros municípios de Mato Grosso, a orientação é que observem as regras previstas nas respectivas Convenções Coletivas de Trabalho.
Recorde de faturamento esperado
No final do mês passado, a Fecomércio-MT, por meio de seu Instituto de Pesquisa e Análise (IPF-MT), divulgou a pesquisa “Intenção de Compras para o Dia dos Pais de 2024”, que prevê um aumento significativo no faturamento do comércio do estado durante a data comemorativa. O levantamento aponta uma movimentação de cerca de R$ 390 milhões na economia do estado, o maior resultado já registrado pelo instituto para o período.
José Wenceslau de Souza Júnior, presidente da Fecomércio-MT, destacou a relevância da data para o comércio. “As perspectivas para o Dia dos Pais em 2024 são extremamente positivas, com um aumento expressivo de 64,70% no valor médio da intenção de gastos, em comparação ao ano passado, quando a média era de cerca de R$ 220,00”, afirmou.