Casos de intoxicação por metanol chegam a 43 no Brasil

0
126

Ministério da Saúde confirma uma morte em São Paulo e instala Sala de Situação para monitoramento

O Ministério da Saúde registrou 43 suspeitas de intoxicação por metanol no país, após determinação de notificação imediata. Desse total, 39 casos ocorreram em São Paulo — sendo 10 confirmados e 29 em investigação — e outros quatro estão sob análise em Pernambuco.

Até o momento, apenas uma morte foi confirmada em São Paulo em decorrência do consumo de bebida adulterada. Outros sete óbitos seguem em investigação: dois em Pernambuco e cinco também em São Paulo.

“Estamos diante de uma situação anormal e diferente de tudo o que consta na nossa série histórica em relação à intoxicação por metanol no país”, afirmou o ministro da Saúde, Alexandre Padilha.

Segundo a pasta, os números já ultrapassam a média anual de 20 registros desse tipo de intoxicação no Brasil. A Polícia Federal investiga a possível atuação de uma organização criminosa responsável pela adulteração de bebidas alcoólicas.

Para reforçar o acompanhamento dos casos, o Ministério da Saúde instalou, nesta quinta-feira (1º), uma Sala de Situação Extraordinária, que reúne técnicos do governo federal, de secretarias estaduais e municipais, da Anvisa e de conselhos de saúde. O grupo irá atuar na análise, coordenação e definição de medidas de resposta enquanto persistir o risco sanitário.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here