Carlo Acutis é canonizado e se torna o primeiro santo millennial

0
73

É o primeiro millennial (nascidos entre 1981 e 1996) declarado santo

Conhecido como “influencer de Deus”, Carlo Acutis, um adolescente italiano apaixonado por internet que morreu em 2006, aos 15 anos, foi canonizado neste domingo (7) pelo papa Leão XIV, tornando-se o primeiro millennial a ser declarado santo.

Durante a missa solene, o papa pronunciou a fórmula latina que confirmou a canonização de Carlo Acutis e também do estudante leigo Pier Giorgio Frassati (1901-1925), sendo aplaudido por milhares de fiéis na Basílica de São Pedro. A cerimônia, realizada ao ar livre, reuniu devotos de todo o mundo, sobretudo jovens, além do presidente italiano Sergio Mattarella e da família de Acutis. A mãe, Antonia Salzano, levou ao altar um relicário com um fragmento do coração do filho.

Nascido em Londres em 1991, Carlo se mudou ainda pequeno para Milão. Aos 7 anos, após receber a primeira comunhão, passou a se dedicar intensamente à fé e ficou conhecido pela frase: “A Eucaristia é o meu caminho para o Céu”. Apaixonado por programação, criou um site multilíngue que documentava milagres eucarísticos reconhecidos pela Igreja, legado que lhe rendeu o título de “influencer de Deus”.

Acutis era conhecido pela vida de oração diária e pela devoção à Eucaristia. Em outubro de 2006, foi diagnosticado com leucemia agressiva e morreu poucos dias depois, sendo sepultado em Assis. Seu corpo, preservado e exposto na Basílica de São Francisco, atrai fiéis do mundo inteiro.

Beatificado em 2020, Carlo teve reconhecidos dois milagres: a cura de uma criança brasileira com malformação congênita do pâncreas e a recuperação de uma jovem da Costa Rica após grave traumatismo craniano, atribuída às orações no túmulo do adolescente.

Na mesma missa, o papa Leão XIV canonizou também Pier Giorgio Frassati. A cerimônia havia sido adiada devido à morte do papa Francisco em abril. Francisco havia defendido com entusiasmo a canonização de Carlo, acreditando que sua história poderia inspirar os jovens católicos na era digital.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here