Sefaz orienta contribuintes a utilizar bancos credenciados para pagamentos via boleto; PIX segue liberado
A Secretaria de Fazenda de Mato Grosso (Sefaz-MT) informou que, a partir desta quinta-feira (20.11), a Caixa Econômica Federal — incluindo casas lotéricas e correspondentes — deixará de receber taxas e tributos estaduais. A mudança ocorre após a instituição não renovar o contrato de arrecadação com o Governo de Mato Grosso.
Com o fim do convênio, os contribuintes que fazem pagamentos por boleto devem utilizar apenas os bancos credenciados: Banco do Brasil, Bradesco, Itaú, Santander, Bancoob, Sicredi e Primacredi.
A Sefaz esclarece que a alteração vale exclusivamente para pagamentos por código de barras. Operações realizadas via PIX continuam autorizadas em qualquer instituição financeira, seja banco tradicional ou plataforma digital, mantendo a praticidade e a segurança para o contribuinte.
A pasta reforça a importância de atenção ao local de pagamento, especialmente para quem costuma utilizar lotéricas ou correspondentes da Caixa para quitar tributos estaduais. Para esclarecimento de dúvidas, os contribuintes podem procurar a Central de Atendimento da Sefaz.

