Em casa, Grêmio derrota São Paulo e respira contra o rebaixamento
O Internacional está oficialmente fora da briga pelo título do Campeonato Brasileiro. Neste domingo (1), o Colorado foi derrotado pelo Flamengo por 3 a 2, no Maracanã, em jogo transmitido ao vivo pela Rádio Nacional. O resultado na 36ª rodada encerrou a impressionante sequência de 16 jogos sem perder do time gaúcho, que acumulava 12 vitórias e quatro empates.
Com 65 pontos, o Inter pode chegar, no máximo, a 71 pontos nas duas partidas restantes. O Botafogo, líder da competição, soma 73 pontos e será justamente o próximo adversário dos colorados, em confronto marcado para quarta-feira (4), às 21h30 (horário de Brasília), no Beira-Rio, em Porto Alegre. Caso tivesse vencido o Flamengo, o Colorado poderia reduzir a diferença para o Glorioso para apenas dois pontos no duelo direto.
Já o Flamengo alcançou 66 pontos e voltou à terceira posição, ultrapassando o próprio Internacional. Apesar disso, o Rubro-Negro também não possui mais chances de título, podendo somar no máximo 72 pontos caso vença seus dois últimos compromissos.
Como foi o jogo
O Flamengo abriu vantagem ainda no primeiro tempo. Aos 28 minutos, o meia Nicolás de la Cruz cobrou escanteio pela esquerda, e o zagueiro Léo Ortiz marcou de cabeça. Oito minutos depois, após uma cabeçada do atacante Gonzalo Plata, o lateral Alex Sandro aproveitou o rebote e cruzou para Michael, que finalizou para ampliar. O próprio Michael fez o terceiro aos 40 minutos, completando cruzamento rasteiro do lateral Wesley pela direita.
O Inter reagiu na segunda etapa. Aos nove minutos, Wesley recebeu passe de Enner Valencia na entrada da área, driblou De la Cruz e chutou, diminuindo o placar. Aos 16, Valencia marcou de cabeça, mas o gol foi anulado por impedimento. Dois minutos depois, o equatoriano voltou a marcar, desta vez validado pelo VAR, após cruzamento de Alexandro Bernabei. Apesar da pressão colorada, o placar não foi mais alterado.
Alívio para o Grêmio
Enquanto o domingo foi ruim para o lado vermelho de Porto Alegre, o lado azul teve motivos para comemorar. O Grêmio venceu o São Paulo por 2 a 1, na Arena, e praticamente assegurou sua permanência na Série A de 2025, encerrando um jejum de seis jogos sem vitórias.
Com 44 pontos, o Tricolor gaúcho subiu para a décima posição e abriu seis pontos de vantagem para o Criciúma, 17º colocado, que já não pode mais ultrapassá-lo. O Red Bull Bragantino, 18º com 37 pontos, ainda jogará neste domingo contra o Cruzeiro, mas mesmo um eventual triunfo não colocará os paulistas em condições de ameaçar o Grêmio.
Por outro lado, o São Paulo entrou em campo já garantido na fase de grupos da Libertadores de 2024, beneficiado pelo título do Botafogo na competição continental. Com 59 pontos, o Tricolor paulista não perde mais a sexta posição no Brasileirão.
Destaques do confronto
O Grêmio abriu o placar aos 35 minutos do primeiro tempo. João Pedro avançou pela direita e passou para Franco Cristaldo, que chutou cruzado para marcar. Aos 45, Matías Villasanti cruzou, e o zagueiro Ruan, ao tentar cortar a jogada, marcou contra.
Na segunda etapa, o São Paulo melhorou e diminuiu a diferença aos 18 minutos. Luiz Gustavo aproveitou uma sobra na entrada da área e marcou um golaço de primeira. Apesar da pressão dos visitantes em busca do empate, o Grêmio segurou o resultado e garantiu três pontos valiosos.