Itamaraty e MDIC enviaram carta às autoridades norte-americanas
O Itamaraty e o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC) enviaram uma carta ao governo dos Estados Unidos expressando “indignação” diante da decisão norte-americana de aplicar tarifas de 50% sobre produtos brasileiros exportados ao país.
O documento, assinado pelo vice-presidente e ministro do MDIC, Geraldo Alckmin, e pelo ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, foi endereçado ao secretário de Comércio dos EUA, Howard Lutnick, e ao representante de Comércio, Jamieson Greer.
Na carta, o governo brasileiro condena a medida anunciada em 9 de julho, com entrada em vigor prevista para 1º de agosto, alertando para os impactos negativos em setores estratégicos de ambas as economias. O texto enfatiza que a decisão coloca em risco a parceria econômica construída ao longo de mais de dois séculos de relações bilaterais.
As autoridades brasileiras destacam que o Brasil tem buscado, de boa fé, o aprimoramento do comércio bilateral, apesar de acumular déficits comerciais significativos com os Estados Unidos – estimados em cerca de US$ 410 bilhões nos últimos 15 anos.
O documento ainda relembra que o Brasil solicitou aos EUA, em diversas ocasiões, a identificação de áreas específicas de preocupação para avançar nas negociações. Uma proposta confidencial com possíveis temas de negociação foi encaminhada pelo governo brasileiro em 16 de maio de 2025, mas, até o momento, não recebeu resposta.
Diante da urgência do tema, o Brasil reiterou seu interesse em obter um posicionamento oficial dos EUA e reafirmou sua disposição para manter o diálogo e buscar uma solução comercial consensual.