Seleção perde de 1 a 0 para bolivianos nos 4.150 metros de El Alto
Os 4.150 metros de altitude da cidade de El Alto pesaram para a Seleção Brasileira, que foi derrotada por 1 a 0 pela Bolívia na noite desta terça-feira (9), na 18ª e última rodada das Eliminatórias Sul-Americanas para a Copa do Mundo de 2026. Com o resultado, o Brasil encerrou sua participação na competição em 5º lugar, somando 28 pontos.
A equipe comandada pelo técnico italiano Carlo Ancelotti enfrentou uma Bolívia determinada a conquistar a vaga na repescagem e claramente sentiu os efeitos da altitude. No primeiro tempo, a estratégia brasileira foi de se fechar na defesa, mas aos 46 minutos Bruno Guimarães cometeu falta dentro da área em Roberto. Após análise do VAR, o árbitro confirmou o pênalti, convertido por Miguelito no canto do goleiro Alisson, garantindo o único gol da partida.
No segundo tempo, Ancelotti tentou dar novo fôlego à equipe com a entrada de jogadores descansados, mas as alterações não foram suficientes para evitar a vitória boliviana, que assegurou sua passagem para a repescagem.
Na classificação final, a Argentina terminou em 1º lugar com 38 pontos, o Equador ficou em 2º com 29, a Colômbia em 3º com 28, mesma pontuação de Uruguai (4º), Brasil (5º) e Paraguai (6º), todos com vaga direta para a Copa de 2026. A Bolívia encerrou em 7º lugar com 20 pontos e disputará a repescagem.