Brasil estreia no esqui cross-country em Milão-Cortina, mas fica fora das finais

0
40

Manex Silva alcança melhor resultado da história do país na modalidade e atletas voltam a competir nos próximos dias

A terça-feira (10) marcou a estreia dos primeiros atletas brasileiros nos Jogos Olímpicos de Inverno de Milão-Cortina, na Itália. Manex Silva, Eduarda Ribera e Bruna Moura disputaram a qualificatória do sprint livre no esqui cross-country, mas não avançaram à final. Apenas os 30 melhores colocados, no masculino e no feminino, garantiram vaga na disputa por medalhas.

O melhor desempenho brasileiro foi de Manex Silva. Natural de Rio Branco (AC), ele terminou na 48ª colocação entre 90 competidores, com o tempo de 3min25s48. A prova foi liderada pelo norueguês Johannes Klaebo, seis vezes campeão olímpico, que registrou 3min07s37.

“Eu estava sonhando com um resultado assim. Tenho expectativas altas, mas estou feliz porque fiz uma boa corrida, dei o meu melhor”, afirmou o atleta acreano. O resultado supera a 66ª posição conquistada pela mineira Jaqueline Mourão nos Jogos de Vancouver, em 2010 — até então a melhor marca do Brasil na modalidade.

Entre as mulheres, a paulista Eduarda Ribera terminou em 72º lugar, com o tempo de 4min17s05, somando 226,67 pontos no ranking da Federação Internacional de Esqui e Snowboard (FIS). Já Bruna Moura concluiu a prova na 74ª posição, com 4min22s07 e 254,53 pontos FIS.

A estreia de Bruna foi uma das mais aguardadas da delegação brasileira. Há quatro anos, a atleta sofreu um grave acidente de carro quando viajava para competir nos Jogos de Pequim. Ela teve múltiplas fraturas, ficou dois meses sem andar e passou por um ano e meio de fisioterapia até se recuperar.

“Estou muito, muito feliz. Quando vi a linha de chegada depois da última descida, aquilo já significou tudo para mim. Ainda tenho mais duas provas, mas esta já foi a prova da minha vida. Agora posso dizer oficialmente: atleta olímpica”, comemorou a esquiadora de 31 anos.

Os três brasileiros ainda voltarão a competir nesta edição dos Jogos, que seguem com provas em diferentes modalidades ao longo da semana, incluindo snowboard, skeleton, esqui alpino e bobsled.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here