Brasil e China firmam acordo para estudos sobre corredor ferroviário transoceânico

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Corredor ferroviário ligará oceanos Atlântico e Pacífico

Brasil e China assinaram nesta segunda-feira (7) um memorando de entendimento para o início de estudos conjuntos sobre a implantação de um corredor ferroviário ligando os oceanos Atlântico e Pacífico. O projeto prevê a integração das ferrovias de Integração Oeste-Leste (Fiol), Centro-Oeste (Fico) e Norte-Sul (FNS) ao porto de Chancay, no Peru, recentemente inaugurado com investimentos chineses.

A assinatura ocorreu no Ministério dos Transportes, em Brasília, e os estudos serão conduzidos pela estatal Infra S.A., vinculada ao ministério, em parceria com o China Railway Economic and Planning Research Institute.

No Brasil, parte do corredor já está em execução. A Fiol conecta Ilhéus (BA) a Mara Rosa (GO), enquanto a Fico parte de Mara Rosa até Lucas do Rio Verde (MT). Em Mara Rosa, haverá a interligação com a Ferrovia Norte-Sul, que liga o Maranhão a São Paulo. A partir de Lucas do Rio Verde, terá início a Ferrovia Bioceânica, que seguirá pela fronteira do Mato Grosso com a Bolívia, cruzando Rondônia e o sul do Acre até alcançar o porto de Chancay, próximo à capital peruana, Lima.

A Ferrovia Bioceânica faz parte do projeto Rotas de Integração Sul-Americana, lançado em 2023 pelo Ministério do Planejamento e Orçamento. O objetivo é priorizar obras do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) que conectem rodovias, ferrovias, hidrovias e portos em regiões de fronteira com países vizinhos.

O memorando prevê que a estatal chinesa realize estudos aprofundados sobre a malha ferroviária brasileira, considerando a integração entre os diferentes modais de transporte e as obras já existentes. Atualmente, o traçado da futura Ferrovia Bioceânica é coberto por rodovias federais no Brasil (BR-364 e BR-317) e pela via Irsa Sur no Peru, garantindo a integração terrestre entre os dois países.

O desenho final da ferrovia foi elaborado em conjunto pelo Ministério do Planejamento, Casa Civil e Ministério dos Transportes, com a participação de autoridades do Peru, incluindo o Congresso nacional. O projeto faz parte de um dos quatro eixos estratégicos acordados entre os presidentes Luiz Inácio Lula da Silva e Xi Jinping, em novembro de 2024, que incluem ainda o Novo PAC, o Nova Indústria Brasil e o Plano de Transformação Ecológica.

Como parte do acordo bilateral, representantes da China Railway estiveram no Brasil em abril, reunindo-se com autoridades brasileiras. Em maio, durante a visita do presidente Lula à China, o projeto foi novamente mencionado nas declarações presidenciais.

A assinatura do acordo ocorre no contexto da Reunião de Líderes do Brics, realizada no Rio de Janeiro. Na declaração conjunta divulgada no domingo (6), os países-membros defenderam a ampliação da infraestrutura de transportes nos países em desenvolvimento, respeitando a soberania dos Estados e promovendo conectividade, crescimento econômico e sustentabilidade ambiental.

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