Brasil conquista títulos masculino e feminino no Campeonato das Américas de goalball

0
80

Seleções venceram finais contra Argentina e Canadá, respectivamente

O Brasil brilhou no Campeonato das Américas de goalball e garantiu, nesta terça-feira (5), os títulos nas categorias masculina e feminina, após campanhas invictas no Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo.

Na final masculina, a seleção brasileira goleou a Argentina por 7 a 1, conquistando o tricampeonato continental – os outros títulos vieram em 2017 e 2022. Atual campeão mundial e medalhista de bronze nos Jogos Paralímpicos de Paris, o time masculino já estava classificado para o Mundial de 2026, em Hangzhou, na China.

Entre os destaques da partida, Leomon balançou a rede três vezes e celebrou a vitória. “Final é sempre difícil, mas nossa união e disciplina tática fizeram a diferença. Jogar em casa e manter a invencibilidade é algo especial”, declarou o camisa 4.

Na decisão feminina, o Brasil reencontrou o Canadá – adversário da final de 2022 – e venceu por 6 a 2, conquistando o bicampeonato e garantindo vaga no próximo Mundial. Um dos grandes nomes da partida foi Jéssica Vitorino, que marcou quatro gols e foi decisiva para a conquista. “Fiquei no banco observando as jogadas e entrei já sabendo o que precisava fazer. Agora é focar no Mundial, queremos medalha”, afirmou a jogadora, que nasceu com baixa visão devido a catarata congênita.

Na campanha até o título, o time feminino somou quatro vitórias na primeira fase, com 35 gols marcados e apenas dois sofridos. Já os homens marcaram 56 vezes e sofreram apenas nove gols na fase de grupos, antes de eliminar Nicarágua, Estados Unidos e Argentina na fase final.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here