Nesta quarta-feira (14), o Botafogo recebe o Palmeiras no Estádio Nilton Santos, às 21h30 (horário de Brasília), para o primeiro confronto das oitavas de final da Copa Libertadores. Ambos os times enfrentam situações semelhantes: foram eliminados recentemente da Copa do Brasil, mas seguem firmes na disputa pelo título do Campeonato Brasileiro. A partida terá transmissão ao vivo pela Rádio Nacional, com narração de Rodrigo Campos, comentários de Rodrigo Ricardo, reportagens de Bruno Mendes e plantão de Luiz Ferreira.
A trajetória do Botafogo na Libertadores começou em fevereiro, quando superou o Aurora, da Bolívia, na fase preliminar, e depois o Red Bull Bragantino. Na fase de grupos, o Alvinegro carioca ficou em segundo lugar na chave D, somando 10 pontos. O destaque do time na competição tem sido o artilheiro Júnior Santos, que marcou nove gols até o momento. No entanto, o atacante sofreu uma lesão na tíbia e só deve retornar aos gramados no final de outubro. Por outro lado, Tiquinho Soares, recuperado de uma lesão no joelho, pode voltar ao time nesta noite, após três jogos ausente. O técnico Artur Jorge também contará com o zagueiro angolano John Bastos, que foi poupado na última partida contra o Juventude, e com o atacante Luiz Henrique, que retorna após cumprir suspensão.
“Estamos aqui para competir em todas as competições, mesmo que, às vezes, isso possa justificar alguma queda de performance. Mas o foco é encontrar soluções, não desculpas”, afirmou Artur Jorge em coletiva.
O Palmeiras, por sua vez, avançou para as oitavas de final como líder do grupo F, com 14 pontos. Para o duelo desta noite, o Verdão deve contar com o retorno de Estevão, que se recuperou de uma entorse no tornozelo após duas semanas afastado. O volante Zé Rafael também pode ser uma opção para o técnico Abel Ferreira, que tem criticado o calendário apertado do futebol brasileiro.
“Vou dar um exemplo: estamos no meio do ano e o Aníbal Moreno já fez mais jogos do que em toda a última temporada na Argentina”, comentou Abel Ferreira, destacando o desgaste dos jogadores.