Operação envolve uso de aeronaves, maquinário e monitoramento por satélite em várias regiões do estado
O Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso (CBMMT) mantém controlados dois focos ativos e segue, neste sábado (18), no combate a outros 11 incêndios florestais em diferentes regiões do estado. Os focos controlados, sem risco de propagação, estão localizados em Nova Ubiratã e União do Sul.
As equipes atuam diretamente no campo, com apoio de caminhões-pipa, máquinas pesadas e aeronaves, reforçando o enfrentamento das chamas em municípios como Itiquira, Nova Xavantina, Guarantã do Norte, Vila Bela da Santíssima Trindade, Cocalinho, Ribeirão Cascalheira, Nova Maringá, Nova Santa Helena, União do Sul e Nova Ubiratã.
As ações contam com o apoio do Grupo de Aviação Bombeiro Militar (GAvBM), Defesa Civil, Centro Integrado de Operações Aéreas (Ciopaer), Polícia Militar e outros órgãos estaduais e municipais.
Além do combate direto, o CBMMT monitora 32 focos de calor em todo o estado — sendo 19 incêndios florestais e 13 queimadas irregulares. Um dos registros ocorreu na Terra Indígena Tanguru, em Querência, cuja responsabilidade de atuação é federal.
Os focos irregulares estão sendo fiscalizados no âmbito da Operação Infravermelho, que utiliza imagens de satélite e tecnologias de georreferenciamento para identificar e coibir queimadas ilegais, atuando tanto na prevenção quanto na responsabilização dos infratores.
Desde o início do período proibitivo do uso do fogo, os bombeiros já extinguiram 246 incêndios em 97 municípios mato-grossenses.
Nas últimas 24 horas, foram contabilizados 58 focos de calor — 48 na Amazônia e 10 no Cerrado, segundo o Programa BDQueimadas do Inpe. O Corpo de Bombeiros reforça que o uso do fogo está proibido no estado até 30 de novembro nas regiões da Amazônia e do Cerrado, e até 31 de dezembro no Pantanal.
A população pode denunciar focos de incêndio pelos números 193 (Corpo de Bombeiros) ou 190 (Polícia Militar).

