Bombeiros extinguem incêndio no Portão do Inferno e combatem 23 focos em Mato Grosso

0
233

Todos os incêndios combatidos pelos militares também são monitorados pelo BEA para orientar as equipes em campo

O Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso extinguiu, nesta terça-feira (08/10), o incêndio na região do Portão do Inferno, próximo à MT-251. Mais de mil bombeiros, atuando em regime de revezamento, estão combatendo 23 incêndios, com apoio de brigadistas contratados pelo Governo do Estado e agentes de órgãos federais.

O incêndio no Portão do Inferno foi oficialmente considerado extinto pelos bombeiros, mas a área continua sendo monitorada por satélites pelo Batalhão de Emergências Ambientais (BEA) em Cuiabá. Isso permitirá a rápida retomada das operações caso o fogo se reinicie.

No Pantanal, o Corpo de Bombeiros está atuando no combate a incêndios na Estação Ecológica de Taiamã, em Cáceres, em propriedades rurais de Barão de Melgaço e na Fazenda GCSJ, em Poconé.

As ações são realizadas em parceria com a Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística (Sinfra), Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema), Defesa Civil do Estado, Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (Ciosp), Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), além das Forças Armadas e do Sesc Pantanal.

Além disso, as operações de combate estão em andamento em outras 11 cidades: Alto Araguaia, Alto Paraguai, Barão de Melgaço, Barra do Bugres, Chapada dos Guimarães, Diamantino, Itiquira, Nova Maringá, Nova Mutum, Rosário Oeste, Santo Antônio do Leverger e União do Sul.

Monitoramento

O BEA também realiza monitoramento via satélite de incêndios nas Fazendas Gaspar I e Aurora, em Itanhangá, e na Fazenda Idal, em Santa Carmem, além de monitorar um foco na Terra Indígena Capoto Jarina, em Peixoto de Azevedo, que depende de autorização de órgãos federais para intervenção.

Todos os incêndios combatidos são acompanhados pelo BEA, para orientar as equipes no campo. A severa estiagem e a baixa umidade do ar têm facilitado a propagação das chamas. O Corpo de Bombeiros solicita que a população colabore e respeite o período proibitivo, alertando que qualquer indício de fogo deve ser denunciado pelos números 193 ou 190.

Incêndios Extintos

Desde o início do período proibitivo de queimadas, o Corpo de Bombeiros já extinguiu mais de 245 incêndios florestais em 69 cidades, entre elas: Água Boa, Alto Araguaia, Alto Paraguai, Cáceres, Chapada dos Guimarães, Cuiabá, Diamantino, Itanhangá, Jaciara, Juína, Nova Mutum, Poconé, Sinop, Tangará da Serra, entre outras.

Focos de Calor

Nas últimas 24 horas, foram registrados 333 focos de calor em Mato Grosso, segundo dados do Programa BDQueimadas do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), coletados até às 17h30. Desse total, 141 focos estão no Pantanal, 110 na Amazônia e 82 no Cerrado. Vale ressaltar que um foco de calor isolado não indica necessariamente um incêndio, mas vários focos podem levar ao desenvolvimento de incêndios florestais.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here