Boa Esperança do Norte: Após 25 anos de sua criação, município finalmente será emancipado em janeiro de 2025

0
277

Cerca de 25 anos separam a criação do município de Boa Esperança do Norte, localizado a 360 km de Cuiabá-MT, de sua efetiva emancipação, que ocorrerá em janeiro de 2025, após a primeira eleição municipal marcada para o próximo domingo, 6 de outubro. Este longo intervalo entre a criação e a institucionalização do município ocorreu devido a uma contestação judicial feita pela administração de Nova Ubiratã, que abrange 80% do território de Boa Esperança do Norte. A ação questionava a Lei 7.264/2000, sancionada em 29 de março de 2000 pela Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT). Contudo, em outubro de 2022, o Supremo Tribunal Federal (STF) extinguiu a ação, reconhecendo a emancipação de Boa Esperança do Norte.

De acordo com o Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso (TRE-MT), Boa Esperança do Norte possui 3.243 eleitores aptos a votar, que irão eleger o prefeito, vice-prefeito e nove vereadores, responsáveis pela implementação da estrutura administrativa do novo município.

A juíza eleitoral Emanuelle Navarro Mano, da 43ª Zona Eleitoral, explicou que todos os eleitores do território já tiveram seus títulos ajustados. No entanto, nesta eleição, também serão aceitos os títulos de Sorriso e Nova Ubiratã, para facilitar o acesso dos eleitores.

Emanuelle destacou que a emancipação é aguardada há mais de 20 anos pela população. “Hoje, a administração é fornecida pelo município de Sorriso, que fica a 140 km de distância. A distância afeta a prestação de serviços, por isso a população está ansiosa para que pessoas locais, que conhecem bem os problemas da região, assumam cargos políticos e administrativos.”

Boa Esperança do Norte já consolidou avanços em infraestrutura e finanças. Desde 2012, a Assembleia Legislativa tem trabalhado para garantir que a população local tenha acesso a serviços, como a construção de uma ponte de concreto, indicada pelo ex-deputado José Domingos Fraga, que liga Santa Rita do Trivelato ao município.

Ao longo dos anos, 20 iniciativas parlamentares foram propostas em benefício de Boa Esperança do Norte, sendo a mais recente uma sugestão do deputado Valdir Barranco (PT) para intensificar a fiscalização e conscientização sobre a dengue.

Segundo a juíza Emanuelle, o município já conta com uma estrutura financeira sólida, além de uma base social, faltando apenas a organização administrativa para promover ainda mais o desenvolvimento da região. “Boa Esperança do Norte é um município que já nasceu rico. Agora, a responsabilidade é garantir que os recursos sejam geridos com seriedade e visão de futuro, para que o município prospere ainda mais.”

A primeira eleição municipal de Boa Esperança do Norte será realizada no próximo domingo (6), com três locais de votação e 12 seções eleitorais. Dois candidatos concorrem ao cargo de prefeito, enquanto 45 disputam as nove cadeiras na Câmara Municipal.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here