Banco Central informa vazamento de 5,2 mil chaves Pix do Banco Agibank

0
45

Autarquia aponta falha pontual em sistema, garante que não houve exposição de senhas nem saldos bancários

O Banco Central do Brasil informou nesta sexta-feira (13) que 5.290 chaves Pix de clientes do Banco Agibank S.A. tiveram dados cadastrais expostos. Este foi o 21º incidente envolvendo o sistema Pix desde o seu lançamento, em novembro de 2020, e o primeiro registrado em 2026.

Segundo o BC, a exposição ocorreu entre 26 de dezembro de 2024 e 30 de janeiro de 2025. Foram acessadas informações como nome do usuário, CPF com máscara (parcialmente oculto), instituição de relacionamento, agência, número e tipo da conta.

A autarquia destacou que o problema foi causado por falhas pontuais nos sistemas da instituição financeira e que os dados expostos são apenas cadastrais, sem impacto direto sobre a movimentação de recursos. Informações protegidas por sigilo bancário, como senhas, saldos e extratos, não foram comprometidas.

Embora o caso não exigisse comunicação obrigatória devido ao baixo risco potencial aos clientes, o Banco Central afirmou que decidiu divulgar o incidente por compromisso com a transparência.

Os clientes afetados serão notificados exclusivamente pelo aplicativo ou internet banking do Agibank. O BC alertou que não haverá contato por telefone, SMS, aplicativos de mensagens ou e-mail, e orientou os usuários a desconsiderarem comunicações nesses formatos.

O Banco Central também informou que o caso será investigado e poderá resultar em sanções, como multa, suspensão ou até exclusão da instituição do sistema Pix, conforme a gravidade. De acordo com a Lei Geral de Proteção de Dados, a autoridade monetária mantém uma página oficial para acompanhamento de incidentes relacionados a chaves Pix e dados pessoais sob sua responsabilidade.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here