Banco Central abre segunda fase de testes para o Drex, versão digital do real

0
97

Nova etapa do projeto testará negócios com contratos inteligentes

A partir desta segunda-feira (14) até o dia 29 de novembro, empresas interessadas em participar da segunda fase de testes do Drex, a versão digital do real, podem enviar suas propostas ao Banco Central (BC). Essa nova fase de testes focará no desenvolvimento de negócios baseados em smart contracts (contratos inteligentes).

De acordo com o BC, instituições do mercado financeiro que tenham capacidade de testar o modelo de negócios proposto, incluindo transações de emissão, resgate ou transferência de ativos, além da simulação de fluxos financeiros resultantes de eventos de negociação, poderão participar do projeto-piloto.

Os contratos inteligentes, baseados na tecnologia blockchain, como nas criptomoedas, são programas que executam automaticamente os termos e condições de um contrato assim que ele é ativado. Isso reduz etapas burocráticas, como assinaturas e escrituras, além de diminuir custos e aumentar a eficiência. Exemplos de operações com contratos inteligentes incluem a compra e venda de veículos, imóveis e negociações de ativos agrícolas, agilizando o processo e eliminando intermediários.

Regulamentação e envio de propostas

As propostas para participar da segunda fase do Drex devem ter até cinco páginas e ser enviadas para o e-mail piloto.drex@bcb.gov.br. Os projetos escolhidos assinarão um termo de participação e deverão designar um representante técnico. As propostas precisam detalhar o modelo de negócio, apontar impactos positivos, soluções de privacidade, metodologia de testes e possíveis barreiras legais. Não haverá um limite para as propostas selecionadas, e a escolha dependerá do volume de inscrições e da capacidade técnica do BC de acompanhar os testes.

Histórico dos testes

Em março de 2023, o BC iniciou testes com a plataforma que registrará ativos financeiros da versão digital do real, utilizando a Hyperledger Besu, uma rede compatível com a tecnologia Ethereum. A primeira fase de testes, que começou em setembro de 2023, avaliou segurança, privacidade e agilidade das transações entre o Drex e depósitos tokenizados de instituições financeiras.

Atraso no lançamento

Previsto inicialmente para entrar em circulação no fim de 2024 ou início de 2025, o desenvolvimento do Drex sofreu atrasos devido a paralisações no Banco Central e problemas identificados na preservação da privacidade dos usuários durante a primeira fase de testes. A segunda fase de testes, que começou em julho, agora será ampliada para novos participantes e continuará até o fim do primeiro semestre de 2025.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here