32 C
Cuiabá
domingo, 1 fevereiro 2026
HomeCulturaPrefeito e primeira-dama recebem manto do Senhor Bom Jesus de Cuiabá

Prefeito e primeira-dama recebem manto do Senhor Bom Jesus de Cuiabá

Date:

Related stories

Trabalhadora é resgatada com vida após cair em poço de 4,5 metros em obra

Vítima foi retirada com técnicas de resgate vertical e...

Irmãs são presas em flagrante por uso de diplomas falsos de medicina em Cuiabá

Suspeitas tentavam obter registro profissional no CRM com documentação...

Força Tática prende jovem por tráfico de drogas em Várzea Grande

Suspeito foi detido no bairro Jardim Esmeralda com 19...

Torneio Meninas de Ouro começa hoje em Cuiabá e valoriza o futebol feminino de base

Competição reúne categorias Sub-15, Sub-17 e Torneio Livre com...

Inscrições para o Prouni terminam nesta quinta-feira (29), alerta Seduc-MT

Programa oferece bolsas integrais e parciais para estudantes da...

O prefeito recebe o manto que cobre a imagem e fica como guardião durante todo o mês ou alguns dias de setembro, devolvendo-o no encerramento das festividades.

O manto que cobre a imagem do Senhor Bom Jesus de Cuiabá, padroeiro da capital, foi entregue para o prefeito Emanuel Pinheiro e para a primeira-dama Marcia Pinheiro, na tarde desta quinta-feira (23).  A entrega do manto à principal autoridade da cidade é uma tradição cuiabana como uma forma de intercessão para que o padroeiro direcione as ações daquele que está à frente da cidade.

Para o gestor da capital, ser o guardião do manto do Bom Jesus é mostrar as benções que o padroeiro realiza não apenas na vida dele, mas de todos os cuiabanos. Ele ainda destaca a importância de manter a história e tradição de Cuiabá, já que a história e desenvolvimento da cidade está ligada e enraizada a com a fé cristã.

“Hoje é um dia muito importante para nós no qual pedimos muita sabedoria e que Bom Jesus continue nos abençoando e nos livrando de todo mal. Que no próximo ano possamos comemorar o dia do nosso padroeiro com uma grande festa e uma grande procissão em para comemorar o fim da pandemia”, declara.

De acordo com a primeira-dama, Márcia Pinheiro, que já foi rainha da festa é uma satisfação fazer parte deste momento. Ela muito devota do padroeiro relembra da graça recebida em 2019 o que aumentou ainda mais a fé pelo Bom Jesus.

“Naquele ano eu tive uma infecção muito grave olho direito, o qual já tive problema aos nove anos de idade. Achei que era uma simples irritação, porém quando fui ao médico ao ser consultada e instruída, achei que receberia a notícia que viria a melhorar, mas ao contrário. O médico disse para tomar tal medição, porém que ainda iria ficar pior por quatro dias. Lembrei que o manto estava em minha residência e roguei à Deus e ao padroeiro de nossa cidade. No outro dia quando eu acordei, meu olho estava todo limpo.”, afirmou.

Segundo a rainha da festa de Bom Jesus, Maria Angélica Campos de Oliveira, esta simbologia de fé, busca iluminar as tomadas de decisões dos gestores e proteger a cidade.

“Ele leva para casa o manto e entrega no domingo durante a missa solene, onde iremos celebrar a festa de Bom Jesus de Cuiabá. O ato marca o encerramento dos festejos em homenagem ao padroeiro, neste ano, devido à pandemia da covid-19, não iremos realizar a procissão e nem a quermesse”, explica.

História

A festividade em honra ao padroeiro da capital foi retomada há cerca de 6 anos, sempre precedida por uma novena em Honra e Glória ao Senhor Bom Jesus com a tradicional missa, procissão e quermesse no encerramento.

O prefeito recebe o manto que cobre a imagem e fica como guardião durante todo o mês ou alguns dias de setembro, devolvendo-o no encerramento das festividades.

Últimas Notícias

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here