Ucrânia e Rússia iniciam negociações de paz em Genebra com mediação dos EUA

0
56

Conversas focam na disputa por territórios enquanto Donald Trump pressiona por acordo rápido para encerrar o conflito

Representantes da Ucrânia e da Rússia iniciaram nesta terça-feira (17), em Genebra, dois dias de negociações de paz mediadas pelos Estados Unidos. O principal ponto em discussão é o controle de territórios disputados, enquanto o presidente Donald Trump pressiona por um acordo que encerre o maior conflito europeu desde a Segunda Guerra Mundial.

O principal negociador ucraniano, Rustem Umerov, afirmou que as conversas incluem questões de segurança e temas humanitários, com foco em soluções que possam garantir uma paz duradoura. Já o presidente Volodymyr Zelensky criticou a pressão sobre Kiev e pediu aos aliados que reforcem sanções contra Moscou e ampliem o apoio militar ao país.

A Kremlin mantém como exigência que a Ucrânia ceda parte da região de Donetsk ainda sob controle ucraniano, proposta rejeitada por Kiev. Segundo o porta-voz Dmitry Peskov, as negociações abordam tanto os territórios quanto outras demandas apresentadas pela Rússia.

As conversas em Genebra ocorrem após rodadas anteriores realizadas em Abu Dhabi, que foram consideradas construtivas, mas não resultaram em avanços concretos. Os enviados norte-americanos Steve Witkoff e Jared Kushner participam da mediação, em uma tentativa de Washington de avançar simultaneamente em negociações envolvendo diferentes crises internacionais.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here